Um sucesso garantido. A Companhia Folclórica do Rio (UFRJ) traz os seus tambores ao Centro Coreográfico!

A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro/Secretaria de Cultura e o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro apresentam o espetáculo “TAMBORZADA” da Cia. Folclórica do Rio – UFRJ.

A Companhia Folclórica do Rio–UFRJ apresenta Tamborzada, reunindo 40 artistas, entre músicos e dançantes. Tamborzada mostra com quantos batuques se faz a cultura do Brasil. O público vai poder conhecer tambores típicos como atabaques, alfaias, Tambor de Crioula do Maranhão, crivador, meião, caxambu, candongueiro e tambú aprendendo sobre a riqueza da percussão e das danças brasileiras.

A Companhia coloca na  cena um grande terreiro que vai abrigar o sacro e o profano das culturas populares do Brasil. Cenografia, instalações, iluminação, figurinos, música ao vivo e muita dança, criarão um momento de artes integradas que pretendem sensibilizar as pessoas à identidade brasileira, com muita honra”, exalta a diretora Eleonora Gabriel. “As batidas do coração inspiram homens e mulheres brasileiros a criar formas de imitá-las e desafiá-las em contratempos e emoção. Por todo Brasil batemos tambores de muitos jeitos, vindos de culturas ancestrais, afinados e temperados com a diversidade de nossas histórias de encontros de pessoas de todo o mundo e de povos indígenas.

TAMBORZADA se estrutura em cima de pesquisas de campo realizadas pelos integrantes da Cia Folclórica. Em cena, o público verá desde uma roda de samba e o samba de salão até a invenção do maxixe, dança excomungada, que juntou células européias e africanas, a melodia e o ritmo. Tem também o pas de deux do Mestre-Sala e da Porta-Bandeira, mostrando jeitos cariocas de brincar e se comunicar. A montagem abre alas também para a sensualidade e religiosidade do Tambor de Crioula e do Cacuriá do Maranhão e dos jongos da Região Sudeste. O roteiro caminha também pelos lúdicos cocos e baião nordestinos, o batuque de umbigada paulista, o samba de roda do Recôncavo Baiano e a sacralidade da mitologia afro-brasileira, dos congados mineiros, das caixeiras maranhenses do Divino e do Maracatu pernambucano.

 Sobre a Companhia Folclórica do Rio – UFRJ:

A Companhia Folclórica do Rio-UFRJ há 26 anos pesquisa expressões dançantes e musicais por todo país. É reconhecida, dentro e fora do Brasil, pela excelência na pesquisa da cultura brasileira. Integram seu repertório: Riojaneirices, acerca da cultura popular do Rio de Janeiro, Brasileirices, com várias manifestações brasileiras, Pelos mares da vida, sobre expressões tradicionais de brasileiros que vivem o mar, Natal Brasileiro, de reisados e pastoris nordestinos, Brasileirinho, sobre o folclore cotidiano e dentro da escola, Cem anos de frevo, em 2007, e Energia do Homem, coreografia para 723 pessoas de 13 danças populares brasileiras, na premiadíssima abertura do PAN 2007.

foto tamborzada6

Ficha Técnica:

Direção Geral: Eleonora Gabriel1.

Direção Musical: Giovanni Padula.

Direção de Produção: Katia Iunes

Dançantes: Alex Costa, Alexandre Carvalho, Aline Sousa, Carla Giglio, Carolina Accioli, Deivison Garcia, Diogo Nascimento, Elaine Aristóteles, Eleonora Gabriel, Fernanda Veloso, Flávia Souza, Frank Wilson, Genilson Leite, Gessica Justino, Jacqueline Barbosa, Jessica Lima, Leonardo Amorim, Luan Gustavo, Michel Lamim, Mônica Luquett, Pedro Vitor, Rafael Maia, Renato Barreto, Rita Alves, Roberto Barboza, Rodrigo Magalhães, Thais Chilinque, Tulah Pereira e Viviane Brito.

Músicos: Bruno Amorim, Gabriel Gabriel, Giovanni Padula, Luciano Câmara, Paulino Dias, Renato Paquet, Rosane Almeida e Thais Bezerra.

Preparação e arranjo vocal: Maestro Leonardo Bruno.

Preparação dança de salão: Rodrigo Magalhães.

Poesia e músicas inéditas: Alexandre Carvalho.

Equipe de Arte: Anne Beatrice, Cristiane Silva, Flávio Bassan e Renata Viviane.

Equipe de Produção: Andreza Jorge, Victor Garcia e Mônica Ribeiro.

Produção de Vídeo: Julyana Noronha

 

Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – Teatro Angel Vianna

Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra)

Dias 02, 03, 04, 09, 10 e 11 de Agosto.

sextas e sábados às 20h, domingo às 18h

Ingresso: R$ 20,00 (inteira) / R$ 10,00 (meia)

Classificação Etária: LIVRE
Duração: 90 minutos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s