Amanhã, 13 de Dezembro, a artista Morena Paiva oferecerá ao público aberto a oficina Dança Contemporânea Popular.

Em dezembro, o Centro Coreográfico abre as portas para o público carioca oferecendo oficinas, workshops e ensaios abertos de seus artistas e companhias que realizam residências no espaço. Durante a programação do Mês dos Residentes, o público poderá conhecer e vivenciar os processos criativos e as pesquisas de linguagens de alguns dos 28 artistas que ocupam as salas do Centro desde agosto deste ano.

SOBRE A OFICINA

Esta oficina se desenha a partir de uma provocação: o jongo , o lundu, o maxixe, o samba, o black, o soul, o rap, o hip hop, o charme, o funk… são caminhos, como espirais do tempo, que se reciclam, se atualizam, se modificam em forma e em dinâmica, mas carregam algo em comum. Existe alguma unidade, que os integra e conecta; pois tudo começa e retorna no ato de caminhar, tudo parte é da caminhada, então, para esta pode retornar. Os códigos externos que determinam uma dança ou movimento como “este” ou “aquele” estilo / gênero são momentos, identidades, construções históricas e culturais formatadas em algum contexto.
Aplicando métodos de alinhamento e consciência corporal, a partir desta observação inicial, encontra-se o pulso orgânico e comum a todos neste ato cotidiano de caminhar, observando aspectos como transferência de peso, acentuação, manutenção e desconstrução rítmica, estimulo à escuta e ao jogo, na construção colaborativa de pequenas células dançantes.

UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A ARTISTA

Morena Paiva iniciou seus estudos com a arte-educadora Rosane Campello/ Cia Adolpho Bloch. Licenciada em Dança na UniverCidade, complementou sua formação em diversos programas e residências: Ateliê Coreográfico/Regina Miranda e o Programa Colaboratório do Festival Panorama (Rio de Janeiro/Brasil); Artists in Process (Salzburg, Austria); Nomadic College/Canoa Dance (Ceará/Brasil).
Interessa-se pela investigação das fronteiras entre arte erudita e cultura popular, e buscando alargamento de diálogos trabalha em constante colaboração com artistas visuais, performers e músicos, em criações autorais. Há 7 anos desenvolve pesquisa artístico-cultural sobre o movimento funk carioca, suas matrizes afro brasileiras e demais influências, que culminam no solo-performance “a Ordem e o Movimento”.
Atualmente, Morena Paiva trabalha no desenvolvimento da pesquisa artístico-pedagógica Dança Contemporânea Popular, que inclui o solo-performance “a Ordem e o Movimento” e duas oficinas: uma de investigação corporal e outra de intervenção urbana.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 13 de Dezembro, às 10h.

Para realizar sua inscrição, CLIQUE AQUI

ATIVIDADE GRATUITA

Público alvo: Todas as pessoas interessadas na descoberta e resgate de seu movimento original, com ou sem experiência prévia em dança.

Classificação etária: A partir de 14 anos

Vagas: 20

Dia: 13 de Dezembro – sexta-feira

Horário: 14h às 18h

Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – Estúdio 1
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã)

ordemov_morenapaiva_35

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s