No dia 17 de Dezembro, próxima terça-feira, a Companhia P-24 apresentará o ensaio aberto do espetáculo JIKKAI – Dez Mundos, no Centro Coreográfico.

Em dezembro, o Centro Coreográfico abre as portas para o público carioca oferecendo oficinas, workshops e ensaios abertos de seus artistas e companhias que realizam residências no espaço. Durante a programação do Mês dos Residentes, o público poderá conhecer e vivenciar os processos criativos e as pesquisas de linguagens de alguns dos 28 artistas que ocupam as salas do Centro desde agosto deste ano.

A Companhia P-24 de Dança Contemporânea apresenta o espetáculo JIKKAI – Dez Mundos. O espetáculo tem como pano de fundo a tradição budista medieval, especialmente ambientada no legado filosófico de Nitiren, monge que viveu no século XIII e reabilitou um dos textos sagrados mais clássicos do Budismo: o Lótus Sutra.

JIKKAI – Dez Mundos, é um espetáculo que se propõe a articular na cena coreográfica, atravessada pela dança contemporânea, a teoria budista dos Dez Mundos ou Dez Estados de Vida. O corpo dançante buscará neste trabalho da Companhia expressar a mesma fluidez dinâmica da essência humana (Kyo’gai) através dos 4 mundos inferiores (Jigoku, Gaki, Tikusho e Ashura) e dos 5 superiores (Nin, Ten, Shomon, Engaku e Bosatsu) chegando finalmente ao mundo da plenitude, vivido no corpo tomado pela dança de forma plena e fulminante: Butsu, o mais alto dos 10 mundos. Sob a direção do bailarino e coreógrafo Fábio Sanfer, JIKKAI – 10 Dez Mundos convida o público a uma viagem a partir de dois veículos: a sabedoria da filosofia budista e os diversos  elementos e recursos da dança contemporânea.

FICHA TÉCNICA

Coreografia e Direção: Fábio Sanfer
Bailarinos: Leandro Rebello, Claudio Vieira, Daniel Luiz e Murilo Hernandes
UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A COMPANHIA
A proposta central da COMPANHIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA P-24 gira em torno da questão homocultural; isso em absoluto tenciona produzir uma arte coreográfica segregada ou segregadora, mas inserir algo ainda novo no panorama artístico fluminense, quiçá brasileiro: a temática homocultural trabalhada de forma consistente, em si mesma, com uma metodologia de construção e trabalho que lhe seja própria; vale a pena insistir que o diálogo com outras propostas é absolutamente bem vindo e também uma marca processual da companhia, ainda que sua identidade busque trabalhar questões ligadas a homoafetividades, homossexualidades, gênero e diversidade sexual a partir de um recorte interpretativo, articulando às mais variadas técnicas de dança contemporânea à antropologia cultural.
ATIVIDADE GRATUITA

Dia: 17 de Dezembro – Domingo

Classificação: 18 anos

Horário: 17h 

Duração: 35 minutos

Obs: A Companhia P-24 propõe ao público um bate-papo ao final do ensaio.

Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – Estúdio 2
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã)

foto Jikkai

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s