Oficina de Dança Afro-Contemporânea – Pesquisa de Danças de Orixás e Voduns das Águas

Em dezembro, o Centro Coreográfico abre as portas para o público carioca oferecendo oficinas, workshops e ensaios abertos de seus artistas e companhias que realizam residências no espaço. Durante a programação do Mês dos Residentes, o público poderá conhecer e vivenciar os processos criativos e as pesquisas de linguagens de alguns dos 28 artistas que ocupam as salas do Centro desde agosto deste ano.

O Núcleo Arte Afro-Contemporânea oferecerá amanhã, 18 de Dezembro, e sexta-feira, 20 de Dezembro a oficina  Dança Afro-Contemporânea – Pesquisa de Danças de Orixás e Voduns das Águas.

SOBRE A OFICINA

A Oficina propõe a prática e a pesquisa de movimento e mitologia de danças de orixás e ancestres, focando principalmente nas danças de orixás das Águas no Brasil, e algumas danças cubanas de orixás e vocabulários de danças do Benin.
Além da prática das danças e a pesquisa de movimento por um viés singular, individualizado, a oficina propõe compartilhar materiais bibliográficos e audiovisuais sobre danças e mitologias de orixás e diáspora. Na conjunção desses elementos teremos a oportunidade de compor frases de movimento próprias e encontrar danças próprias, a serem compartilhadas com o grupo e amigos convidados no segundo dia de Oficina.

 UM BREVE HISTÓRICO SOBRE A COMPANHIA E  ARTISTAS

A parceria entre Renato Santos, Diretor de Teatro, e Monica da Costa, Coreógrafa, bailarina e psicóloga, nasceu em 2008 no processo de criação do espetáculo Corpo D`Água, apresentado no Rio de Janeiro, São Paulo, Lomé/Togo/África e Paris. 

E se estabeleceu em 2010 com o nome “Núcleo Experimental de Dança Afro-Contemporânea” com a realização da PesquisaInterface da Dança Contemporânea com a Dança Afro-brasileira, contemplada pela FUNARTE e realizada em parceria com o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, com a participação de coreógrafos e pesquisadores de referência da dança afro-brasileira no Rio de Janeiro entrevistados.

O Núcleo se consolidou como grupo se ampliando para um Núcleo de Arte, e não somente de Dança, em Novembro de 2012, com a montagem do espetáculo Da Onde vem sua Dança? em Salvador/Bahia e no Rio de Janeiro/Agosto 2012 e Fevereiro/2013, iniciando parcerias em Salvador com Elisio Pitta e Iara Cerqueira.

O Núcleo se dedica à pesquisa e construção de linguagem particular em dança afro-contemporânea, a partir das danças de motriz africana e principalmente a partir dos “Pés de Dança” de Orixás, Voduns, Inquices e Ancestres.

Desde 2010 iniciaram a difusão de Oficinas de Dança Afro-Contemporânea, buscando construir e organizar um caminho particular de transmissão-ensino-criação, ministrando Oficinas na Faculdade de Dança da UFBA (Out.2010), Casa do Benin/Salvador/Bahia/Cia C, na Faculdade Angel Vianna, no Centro Coreográfico, no Studio Casa de Pedra, UNINIO e no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, Centre Momboye/Paris.

A partir de Setembro começaram a atuar entre o Rio de Janeiro e Paris, onde realizaram Residencia de Pesquisa no Centre National de la Danse/CND-Pantin, vinculada ao Doutorado Sanduiche na Universidade Paris 8, e lá iniciaram colaborações com coreógrafos locais.

A Pesquisa atual de Danças de Oxum, Iemanjá e Aziri entre a Costa da Mina/África e a Bahia também se desdobra como Projeto de Doutorado na UNIRIO, vinculada ao NEPAA, lá orientada pelo professor Zeca Ligiero.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 18 de Dezembro, às 23h30.

Para realizar sua inscrição, CLIQUE AQUI

ATIVIDADE GRATUITA

Público Alvo: Estudantes e profissionais da Dança

Faixa Etária: a partir de 16 anos

Dias: 18 de Dezembro – Quarta-Feira

20 de Dezembro – Sexta-Feira

Horário: 09h30 às 11h30 – 2h de duração

Vagas: 20

Local: Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – Estúdio 1
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã)

Ines_Correa_9331[1]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s