Oficinas Livres | Mineiro-Pau com Mestre Nico (Santo Antônio de Pádua-RJ)

Vindo de Santo Antônio de Pádua, o grupo mostrará o legado das misturas das comunidades afro-indígenas e de imigrantes árabes e italianos, formadoras das manifestações culturais do município.

De suas manifestações culturais de Santo Antônio de Pádua, nasceu o Mineiro Pau. O  grupo remonta a um tempo de valorização da passagem de conhecimentos de geração a geração. Através de Mestre Nico e seus 50 participantes, vem dando continuidade a este legado através de apresentações locais e regionais.

A oficina ensinará o Mineiro-Pau, que possui a dinâmica danças de pares soltos envolvendo homens, adultos e crianças, sempre em número par, que, com um ou dois bastões, com os quais fazem a marcação dos tempos do compasso musical, executam complicada coreografia enquanto mulheres cantam e os homens batem os bastões de madeira.

Sobre Mestre-Nico

Aos 53 anos, Mestre Nico é um grande mobilizador cultural paduano. Praticamente um “caxias” do folclore fluminense, ele traz consigo a maestria para em poucos minutos integrar com harmonia dezenas de músicos, dançarinos e foliões de todas as idades. Nico lidera o grupo de Mineiro Pau do município (que já foi contemplado com o Prêmio de Cultura 2011 na categoria Patrimônio Imaterial), o Grupo de Caxambu e Jongo Sebastiana II e as Folias de Reis Divino Espírito Santo, Branca Neve e Estrela Guia. “Gosto dos cortejos e das rodas de jongo porque me fazem lembrar meus ancestrais. Eu me sinto como um negro fujão que conseguiu ficar livre”, conta ele.

Seu interesse em manter as tradições folclóricas da cidade, incluindo a capoeira, vem de família. “Na minha casa, sempre se cantou e dançou muito. Meu bisavô fundou o nosso grupo de Mineiro Pau, e a tradição de mestre foi passando de geração em geração”, destaca o jovem senhor.

Mestre Nico ainda preside a Associação Folclórica de Pádua, organização que busca movimentar os grupos culturais tradicionais do município. Uma das formas de atuação da organização é trabalhar o Mineiro Pau nas escolas da região como um mecanismo de inclusão social e cidadania.

Venha vivenciar um pouco da cultura fluminense!

INSCREVA-SE!

Dia 7 de outubro – terça-feira

Horário: 19h às 21

ATIVIDADE GRATUITA

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 6 de outubro, às 17h.

INSCREVA-SE AQUI

Público alvo:  Interessados em geral

Classificação etária: 15 anos

Vagas: 40

Local: Loft – Centro Coreográfico da Cidade Rio de Janeiro| Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã) – Metrô Uruguai (saída José Higino)

Mestre Nico3

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close