Ensaios Abertos das Companhias residentes no Centro Coreográfico

Companhias residentes no Centro Coreográfico mostram um fragmento de seus processos de criação e logo após um bate papo com o público.

Dia 01  de novembro

Nova Criação de Marcela Levi & Lúcia Russo | Improvável Produções  – às 17h30

Porque é que a gente vive num mundo com mais e mais conflitos e a reação das pessoas a esses conflitos é a busca pela pacificação? Será que existe uma linha de fuga entre o conflito mortal e a pacificação entre as pessoas?

Para turbinar essa pergunta nos aliamos ao escritor japonês Kuniichi Uno quando ele nos convida a pensar “A gênese de um corpo desconhecido”; à cantora Bjork quando canta “violently happy”; à Rimbaud quando diz: “eu é outro”: à Nijinsky quando escreve em seu diário: “Nós somos ritmos. Os sentidos se situam sempre sob a fronteira, face a face com a onda proliferante da diferença. Não há identidades, apenas ritmos”

Ficha Técnica:

Criação: Marcela Levi e Lúcia Russo
.
Performance e Cocriação: Ana Maria Krein, Gabriela Cordovez, Ícaro Gaya, João Vitor Cavalcante, Kandyê Medina, Marilena Alberto e Tony Hewerton
.
Apoio: Lia Rodrigues Cia. de Danças, Centro de Artes da Maré e Redes, Casa Paschoal Carlos Magno – Funarte e Espaço Cultural Municipal
Sérgio Porto – Projeto ENTRE
.
Coprodução: Iberescena 2014

 

Sombra e Luz – Meninos do Polo – às 18h10

Um trecho da coreografia Sombra e Luz, que discute,  de maneira pulsante e particularmente expressiva, o processo de individuação – o encontro de si mesmo.
Mesclando o hip hop + dança contemporânea,  torna-se visível toda a complexidade do processo de autoconhecimento. A essência do existir pasa a ser possível ser descrita.
 .
Ficha Técnica:
 .
Coreografia: Igor Maurício
 .
Direção: Cláudia Paiva
 .
Ficha técnica: Igor Mauricio e Mariana Lisandro
 .
Músico convidado: Douglas Peres e Douglas Lontra
.
Bossagens – Cia Independente de Dança – 18h50
.
Idealizado por Ruy Castro, Bossagens é um projeto em construção e será inédito sobre a dança contemporânea e música da bossa nova. Um processo de criação que joga com os símbolos e signos cariocas e pretende comunicar como Bossa Nova bebeu no impressionismo e hoje está aqui ainda movimentando a cidade, comungando com a memória do povo.

Ficha Técnica:

concepção coletiva: Rocio Infante, Monica Pimenta, Natasha Llerena, Guto Macedo, Paulo Rego.
Fotos: Renato Velasco

 

Dia 02 de novembro

Tic-Tac – Cia Equa Sterios – às 17h30

Tic-Tac, primeira criação do coletivo, o titulo ilustra o som que traduz o marcar do tempo, tic-tac, tic-tac, tic-tac…expressão lúdica e universalmente conhecida relacionada ao tempo que passa.O tema inicial desse trabalho veio da noção de distração:A distração como diversão e a distração como falta de atenção. Distração, como diversão e lazer, muito presente em nossas vidas e sempre desejada.Trabalharemos à partir dos estímulos ligados à percepção e vivência da distração (lazer e dispersão) e do tempo.

Exploraremos a noção do tempo como tempo preciso, racional e a noção de tempo subjetivo, abstrato. Passando por diferentes abordagens como o tempo musical, o tempo na dança, o tempo enquanto divisão em presente, passado e futuro, o tempo do relógio circadiano que é responsável pela adaptação do nosso organismo aos períodos de luz e escuridão do dia, o tempo determinado pelo relógio…Como a sua percepção pode ser extremamente particular, individual e como ela pode ser afetada por fatores externos e psicossomáticos.

FICHA TÉCNICA

Diretores Diego White/Fabio Castro/Wallace Costa

Diretor artístico Diego White

Produção Astrid Tolledo

Bailarinos – Bruno Paiva,Vitor Frota,Ricardo Salomão,Rodrigo Franklin,Fabio Castro,Wallace Costa

Sonoplastia – Diego White

 

Eu vejo a vida cor de rosa – Cia Livre Acesso  – às 18h10

Eu vejo a vida cor de rosa é uma pesquisa de linguagem inclusiva de movimentos em dança contemporânea através da partilha de experiência entre pessoas cegas,de baixa visão, atores e dançarinos com visão, onde buscamos uma proposta cênica que coloque o corpo e a diferença como focos centrais. É a poesia de suas vidas transformadas em movimentos de dança no espaço cênico.A intenção dos gestos é a brincadeira, o desejo, a alegria e o afeto.Utilizamos o banco como elemento cênico pois além de compor a cena, ele serve também como referencial de orientação para as pessoas sem visão

FICHA TÉCNICA

Direção Geral – Helena Tojal

Direção Artística e de Movimentos – Leila Abrahão

Intérpretes – Álexis Diogo; Chico Chagas; Cláudio Moreno; Delphina Guimarães; Eva Bispo; Paulo Quintella; Rarine Maira; Regina Poubel.

Supervisão de Movimentos de Dança de Salão – Paulo Quintella

Trilha Sonora – Ja Munhoz

Produção – Cia Livre Acesso

 

I.R Dança Que Segue|(O que Você Pensa Sobre dança?) – Grupo DançaRio – às 18h50

A peça I.R-Dança Que Segue (O Que Você pensa Sobre Dança?) aborda a questão das diferentes opiniões, olhares e entendimento dos espectadores a respeito das composições artísticas em dança. Esse trabalho é uma tentativa de trazer (e/ou mostrar) o olhar do espectador sobre a estrutura de criação das obras de dança. Mas essa peça também permite que o público se deixe levar pela livre interpretação.

FICHA TÉCNICA

Direção: Gilson Nascimento e Hugo de Oliveira

Performance: Amaury Soares, Anderson Costa, Douglas Barreto (b.boy Doug), Eduardo Reis (Cavanha), Hugo de Oliveira, Izabella Xavier (Bella Mac), Rafael Fernandes (R2), Sergio Menezes, Vagner Souza, Viviane Lopes, Wagner Faria

 

APÓS AS APRESENTAÇÕES DE CADA GRUPO, ACONTECERÁ 10 MIN. DE BATE-PAPO COM O PÚBLICO

 

Dias 01 e 02 de novembro de 2014

 Sábado e Domingo às 17h30

Ingresso: R$ 1,00 (um real)

Classificação: Livre

Local: Teatro Angel Vianna– Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro | Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã) – Metrô Uruguai (saída José Higino)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s