OFICINAS LIVRES | 3 Oficinas em Comemoração ao Dia da Consciência Negra

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro está com inscrições abertas para 3 oficinas gratuitas em comemoração a Semana da Consciência Negra.

.

.

Coletivo Ina

Oficina Infantil: Na ginga do jongo e do coco, a criançada finca sua tradição com Coletivo Inã

A vivência é um atravessamento onde o pedagógico, o lúdico e o sensível, contextualizarão a cultura do Jongo (Sudeste) e do Coco (Nordeste). As fidelizações serão movidas pela integração das falas, dos ritmos, das cores e dos movimentos experimentados. Na ginga dessa brincadeira, a seriedade está no entendimento da composição identitária brasileira. 

Sobre os ministrantes: 

Jéssica Castro tem formação em Pedagogia e Dança, atuando como profissional da dança, intérprete, pesquisadora e fomentadora dos saberes da cultura popular brasileira. Atua ativamente nos atravessamentos de Jongo, Coco, Afoxé e Maracatu, tendo como concentração a atuação junto ao público infantil.

Alexandre Munrha é percussionista popular e mediador cultural, com atuação na pesquisa e difusão de cultura popular – tendo como foco o estudo dos tambores e seus atravessamentos.

ATIVIDADE GRATUITA

As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de novembro de 2015.

INSCREVA-SE AQUI

Data: 20 de Novembro de 2015, sexta-feira

Horário: 10:00 às 11:30

Ministrante: Coletivo Inã

Público alvo: Crianças

Classificação etária: 6 a 12 anos

Vagas: 20

————–

Monica Costa - Dança Afro Contemporanea

Oficina de Dança Afro-Contemporânea baseada nos Pés de Dança de Orixás – Técnicas, Pesquisa e Composição com Monica da Costa

Esta oficina de dança afro-contemporânea trabalha com uma metodologia especifica desenvolvida por Monica da Costa em pesquisa pessoal iniciada em 2009, em parceria com o Diretor de Teatro Renato Santos. Baseado nos pés de danças de orixás e ancestres, em diálogo com os vocabulários pessoais de movimento e histórias de cada artista, aluno ou intérprete, o trabalho lança mão de princípios e ferramentas criadas pela coreógrafa, assim como de elementos body mind centering, do sistema laban-bartenieff e da abordagem sistêmica do gesto expressivo, percebendo o casamento com elementos técnicos e poéticos já presentes nos pés de dança, e outros elementos que podem colaborar o desenvolvimento e apropriação singular dos pés de dança para cada corpo em cada momento.

A partir daí desenvolvemos pesquisa gestual e de movimento, composição coreográfica e preparação corporal baseada nos pés de dança.

Sobre a ministrante: Monica da Costa é coreógrafa, professora de dança e psicóloga, doutora em artes cênicas pela UNIRIO, com doutorado sanduiche em Paris 8. Em 2008 iniciou pesquisa autoral em dança afro-contemporânea em parceria com o Diretor de Teatro Renato Santos, criando o espetáculo Corpo D’água. Na sua formação em danças afro-brasileiras fez aulas com Valéria Monã e Eliete Miranda, aulas e workshops com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, e passou pela Cia Étnica, de Carmen Luz. Em danças africanas fez oficinas no Rio de Janeiro com Dandara Magon, Marcel Gbeffa (Benin), Samuel Mico, Jean Fortuné de Souza (Benin-Paris) e Richard Adossou (Benin-Paris). Em 2010, fundou o Núcleo de Arte Afro-Contemporânea com Renato Santos, criando dois espetáculos, realizando a Pesquisa documental “Interface da Dança Contemporânea com a Dança Afro-Brasileira” (2010/Bolsa FUNARTE)  a Pesquisa de Doutorado “Danças de Oxum, Iemanjá e Azili entre o Benin e a Bahia”, que contou com a colaboração e consultoria de Mourchid Moubaracq, da Maison du Patrimoine et du Tourisme de Porto Novo/Benin, em intercâmbio realizado no Benin em fevereiro de 2014.

ATIVIDADE GRATUITA

As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de novembro de 2015

INSCREVA-SE AQUI

Data: 20 e 21 de novembro de 2015, sexta e sábado.

Horário: 13:00 ás 15:30

Ministrante: Monica da Costa

Público alvo: Interessados em geral

Classificação etária: 16 a 60 anos.

Vagas: 30

—————–

processos clanmdestinos

Oficina Processos Clanmdestinos e as Novas Tendências da Dança Afro-brasileira com Cia. Clanm

As oficinas de “Dança Afro” oferecidas pela Clanm Cia de Dança propõem um programa de aprendizado baseado num recorte da linguagem da dança influenciada pela tradição cultural africana na contemporaneidade em um sentido mais amplo. Com o objetivo de propor o contato do participante com a estética da pesquisa de linguagem da Cia, estimulando-o a vivenciar novas formas de movimento, proporcionando a possibilidade de um novo olhar sob seu próprio corpo, ao propor novas noções de equilíbrio estático e dinâmico e das organizações espaciais e temporais. A oficina destrincha o processo de pesquisa coreográfica da Clanm Cia. de Dança e aponta para desdobramentos possíveis com base nas novas tendências na Dança Afro-Brasileira.

ATIVIDADE GRATUITA

As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de novembro.

INSCREVA-SE AQUI

Datas: 20 e 21 de novembro de 2015, sexta e sábado

Horário: 10:00 ás 12:30

Ministrante: Fábio Batista

Público alvo: Estudantes e profissionais da área de dança

Classificação: a partir de 15 anos

Vagas: 40

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close