ENSAIO ABERTO | Grupo DançaRio

Stresse – Grupo DançaRio

“Tudo se baseia na intensidade, no ir e vir, na construção e desconstrução, na calmaria ou no caos, na civilidade ou selvageria, na ação e reação”. (Gilson Nascimento)

Estresse ou stresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo.

Baseando-se nessa definição, o novo exercício coreográfico do Grupo DançaRio – STRESSE – traz para o palco as inquietações de seis jovens dançarinos juntamente com os questionamentos dos diretores do grupo. Do caos a calmaria; do barulho ao silêncio; do conflito á harmonia; as composições coreográficas em STRESSE foram elaboradas livremente a partir de improvisos baseados nos comportamentos de cada dançarino e das reações aos estímulos que esses sofriam durante os ensaios.

Usando os fundamentos das danças urbanas como ferramenta de criação, e explorando toda a força e energia existente nos corpos dos dançarinos, essa pesquisa experimenta a estrutura primária dessa dança e traça um paralelo com a condição humana no que se refere à criação, influência, adaptação, ação, reação e transformação.

STRESSE traz a idéia do movimento constante, incessante, do corpo que precisa agir e reagir e estar sempre em estado de alerta, onde ao mesmo tempo sofre e exerce influência.  As composições coreográficas em STRESSE originam-se dos sentimentos e instintos dos integrantes do grupo. Os corpos atuantes nessas composições estão em constante troca de informações e sentimentos que se estendem e se intensificam ao decorrer da performance, revelando diferentes relações e cumplicidade entre eles.

Dia 21 de Novembro, às 19:30

Classificação: Livre

Ficha técnica:

Direção: Gilson Nascimento e Hugo de Oliveira

Concepção: Gilson Nascimento

Intérpretes: Amaury Soares, Anderson Costa, Douglas Barreto (Doug), Izabella Xavier (Bella Mac), Rafael Fernandes (R2) e Vagner Souza

Técnico e concepção de luz: Gil Santos

Preparador cênico: Anderson Corrêa

Produtora/Agente: Astrid Toledo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s