OFICINA APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL | Histórias das danças cênicas do século XX/XXI com Flávia Meireles

O curso tem como objetivo principal informar, discutir e produzir em conjunto um posicionamento crítico em relação à problemática relação entre história e dança. Com abordagem prático-teórica, o curso visa apresentar ao aluno diversas temporalidades da dança cênica ocidental ao longo do século XX, cujos caminhos investigativos tem ressonância na dança atual. A história das danças modernas (a americana e a alemã), Cunningham e os Pós-modernos nos EUA e a dança-teatro de Pina Bausch na Alemanha, juntamente com os processos mais recentes, importarão no intuito de melhor compreender o caráter híbrido do atual panorama da chamada dança de nossos dias.

Será trabalhada a dança carioca desde o início do século XX – instalação das escolas de dança e bailado nacional -, passando pela dança dos anos 60/70. Trabalharemos em detalhes a dança carioca dos anos 90 /2000, os coletivos e artistas independentes e outras organizações da dança: videodança, danças urbanas, performance art, dança na rua e etc

Sobre a ministrante:

Flavia Meireles é artista-etc. Doutoranda em Comunicação e Cultura na UFRJ, mestre em Artes Visuais (EBA/UFRJ), licenciada em Dança (FAV/RJ). Coordena o grupo de pesquisa Temas de Dança (www.temasdedanca.com.br). Foi professora de História da Dança na Escola e Faculdade Angel Vianna de 2005 a 2015. Leciona no bacharelado em Teoria da Dança (UFRJ). Ministrou o curso “Dramaturgia em Dança” em 10 regionais SESC do Brasil  (2015) e ministrou dança contemporânea no Projeto UZINA – Espaço Cultural Escola SESC (2015). Fez a coreografia do longa-metragem “Pendular”, da cineasta Julia Murat. Alguns de seus trabalhos artísticos são: “Ocupa Árvore” (2014), “Trabalho para comer” (2012) e “sem nome todos os usos” (2010). Foi residente no centre d’exchange des Récollets em Paris (2010). Dançou com os coreógrafos Paulo Caldas, João Saldanha, Gustavo Ciríaco, entre outros. É interessada no cruzamento de linguagens, em modos de produção em arte contemporânea e na relação entre arte e política tendo como foco o corpo.

ATIVIDADE GRATUITA

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Data: 12 a 16 de abril de 2016

Dia: terça a sábado* (todos os dias)

Horário: de terça a sexta de 18:30 ás 21:30 / *sábado de 15:30 ás 18:30

Ministrante: Flávia Meireles

Público alvo: estudantes e profissionais na área de dança, teatro, performance, história e ciências sociais.

Classificação etária: 16 anos

Vagas: 30

Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã)
Estação de Metrô Uruguai

LEIA COM ATENÇÃO

– Todas as oficinas do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro estão sujeitas a lotação de acordo com o número de vagas estabelecido.

A seleção desta oficina será realizada através de análise curricular, pois a mesma faz parte do Programa de Aperfeiçoamento Profissional do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

O email de confirmação da vaga será enviado até 48h após o encerramento das inscrições. O mesmo deve ser respondido confirmando a participação na oficina até a data proposta no email. Caso não haja confirmação de participação no prazo, automaticamente, a vaga será disponibilizada para um inscrito da lista de espera.

– Em caso de lotação, será enviado um email com o assunto “lista de espera”. Leia-o com atenção, pois constará no corpo do email uma data de previsão de chamada.

-Não esqueça de verificar a caixa de SPAM, pois o seu email de “confirmação de vaga” ou “lista de espera” pode ter sido direcionado para a mesma.

– Caso não receba nenhum email de “confirmação de vaga” ou de “lista de espera”, entre em contato conosco – 32380601 ou 32380357

Anúncios

Um pensamento sobre “OFICINA APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL | Histórias das danças cênicas do século XX/XXI com Flávia Meireles

  1. Muito rico e importante esta oficina
    gostaria de poder enriquecer meus conhecimentos com essa oficina de aperfeiçoamento. Mas moro muito longe de tudo no Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s