OFICINA LIVRE | Workshop: Técnica de Movimento e Improvisação e “Working Progress” para criação do fragmento do trabalho coreográfico “Desnudando pies y nudos” com Cia Cocoa para Tres Danzas (México)

A cia de dança mexicana Cocoa para Tres Danzas, dirigida por Lucelina Nunes, contemplada pelo Programa de Residência Artística do Centro Coreográfico 2016, propõem uma workshop de compartilhamento dos processos de pesquisa e criação em dança que vem desenvolve no seu fazer artístico. A ideia deste encontro é desenvolver suas abordagens técnicas e criativas com bailarinos brasileiros, criando um espaço de intercâmbio de ideias e processos.

Este processo se desenvolverá ao longo de duas semana e contará com as seguintes abordagens:

– Laboratório de movimento – Workshop de Técnica de Movimento e Improvisação

O objetivo do workshop é criar um laboratório de pesquisa do movimento corporal, onde o artista cênico reconhece o uso dos impulsos primários de movimento, desde suas capacidades físicas, usando a energia necessária para ampliar seus limites físicos, conseguindo relaxamento e desarticulação do corpo. Ele irá explorar o movimento a partir de diferentes motores sensíveis do movimento e do personagem, do espaço, do tempo, do fluxo e a reconstrução do movimento cotidiano e extra cotidiano. Explorará e viajará no espaço de atuação.
– “Working Progress” para criação do fragmento do trabalho coreográfico “Desnudando pies y nudos”

Esta pesquisa se realizará através do estudo da criação de frases de movimento, repetição e assimilação em sequências de movimentos que serão as sementes do processo criativo para montagem da coreografia. Este processo envolve a imaginação e a experiência cotidiana de cada bailarino, desde do seu contexto, seu lugares, suas formas de expressar no mundo para criar propostas originais de movimento que irão construir os personagens do trabalho coreográfico de “Desnudando pies y nudos”.
sobre o ministrante:

Cocoa para tres é uma companhia de dança fundada em 2010 com o objetivo de criar uma dança inclusiva, legível e reflexiva para todos. Em 2011 e 2012 Cocoa recebe fomento do “Programa de Apoio à Difusão da Cultura” de Iztapalapa, para formar a programação artística das praças publicas da prefeitura. Em 2012 iniciou a pesquisa e criação do projeto “Desnudando pies y nudos”. Em 2014 este trabalho estreia no México e é selecionado pela Ministério da Cultura da Cidade para integrar a programação do Sistema de Teatros da Cidade do México. Neste mesmo ano Departamento de Serviços Culturais do Seguro Social (ISSSTE) apoia a criaçao da peça ” Etreum tres”. Em 2015 Cocoa apresenta seu repertório em vários teatros de renome na Cidade do México .

Lucelina Nunes é Fundadora, diretora e coreógrafa da Companhia “Cocoa para tres danza”, especialista em cinesiologia aplicada à dança. Mestre em Pesquisa da Dança pelo “Centro de Investigación y Documentación de la danza – Jose Limon ” CENIDID Danza – INBA e História da Arte (UNAM), México. Licenciada em Educação Física, com especialização em técnicas de dança e coreografia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil, onde trabalhou como pesquisadora, acadêmica,
coreógrafa, dançarina com bolsas de estudos como pesquisadora, coreógrafa e dançarina. Há 21 anos reside na Cidade do México. Atualmente é docente da Escola de Dança Contemporânea da Secretaria de Cultura da Cidade do México e Diplomado de Artes Circenses Contemporáneas “Karpa de Mente”. Na Escola de Dança Contemporânea ocupou cargos como Subdiretora, Coordenadora Acadêmica e Coordenadora pedagógica.

.
ATIVIDADE GRATUITA

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

O trabalho será desenvolvido de acordo com o cronograma abaixo:

Período: Desenvolvimento da primeira parte do trabalho dias 23, 24 e 25 de março – de 9:30 ás 13h
Ensaio aberto do Work in Progress 1º parte – Dia 26 de março de 12h ás 16h.

Desenvolvimento da 2º parte do trabalho dias 30 e 31 de março e 01 de abril – de 9:30 ás 13h
Apresentação do Work in Progress (obra completa) – Dia 03 de abril de 10h ás 14h

OBS.: É necessário ter disponibilidade de participar integralmente da residência, nas duas semanas.

Ministrante: Lucelina Nunes e Cocoa para Tres Danzas

Público alvo: Professores de dança, coreógrafos, atores e bailarinos profissionais e estudantes de artes cênicas.

Classificação etária: 16

Vagas: 15

Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã)
Estação de Metrô Uruguai

LEIA COM ATENÇÃO

– Todas as oficinas do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro estão sujeitas a lotação de acordo com o número de vagas estabelecido.

– Os participantes desta oficina serão selecionados mediante análise curricular. Sendo necessário ter experiência em dança.

– O email de confirmação da vaga será enviado até 48h após o encerramento das inscrições. O mesmo deve ser respondido confirmando a participação na oficina até a data proposta no email. Caso não haja confirmação de participação no prazo, automaticamente, a vaga será disponibilizada para um inscrito da lista de espera.

– Em caso de lotação, será enviado um email com o assunto “lista de espera”. Leia-o com atenção, pois constará no corpo do email uma data de previsão de chamada.

-Não esqueça de verificar a caixa de SPAM, pois o seu email de “confirmação de vaga” ou “lista de espera” pode ter sido direcionado para a mesma.

– Caso não receba nenhum email de “confirmação de vaga” ou de “lista de espera”, entre em contato conosco – 32380601 ou 32380357

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s