ENSAIO ABERTO | Retraços: Entre Fados e Carnavais com Claudia Petrina (Brasil/Portugal)

“RETRAÇOS: ENTRE FADOS E CARNAVAIS” é um projeto multidisciplinar e multiforme cruzando o documentário com a instalação e a performance, onde os destinos de dois personagens que se cruzam, de fronteiras que se esgarçam, é conduzido pelo Fado, vadio, de lugar nenhum ou de todos os lugares, mapeando um relicário de memórias reais ou inventadas nos corpos/almas daqueles que o vivenciam. Nesta sessão, serão apresentados os resultados da pesquisa efetuada, sua cartografia provisória, bem como alguns dos recursos musicais e tecnológicos mobilizados para a criação sonora e visual do projeto.

António de Sousa Dias

Compositor, artista multimídia e investigador, António de Sousa Dias, doutorado em Musicologia e diplomado com o Curso Superior de Composição, divide a sua atividade entre a criação, a pesquisa e o ensino. É autor de música para filmes, documentários e animação, bem como de obras explorando diversas formações e gêneros. A performance e o teatro musical também desempenham um papel importante no seu percurso. O seu trabalho de investigação no setor da criação musical e ambientes virtuais conduzem-no atualmente aos domínios da multimídia, da instalação e da criação visual. Atualmente é Professor Associado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e membro do CITAR (EA/Universidade Católica Portuguesa) dirigindo pesquisas no doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes.

Cláudia Petrina

Bailarina, atriz, pesquisadora, professora, socióloga. Doutora e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Dirigiu, atuou e produziu diversos espetáculos numa linguagem híbrida entre a dança, o teatro, a performance e a vídeo-instalação. Participou de Festivais de dança no Brasil e no exterior, entre eles: Festival Andanças (Portugal), Devianza Festivale (Itália), Itálica Festival Internacional de Danza (Espanha), Festival Dança em Trânsito e Panorama de Dança. Como professora atuou, entre outros, no curso de Licenciatura, de Interpretação Teatral e de Música da UNIRIO e na Faculdade de Cultura da Existencialidade (FACE/Bennett).

DIA 9 DE JULHO, SÁBADO, ÀS 14:30

GRATUITO

CLASSIFICAÇÃO LIVRE

Ficha Técnica

Artistas-pesquisadores: Cláudia Petrina (Bailarina/Atriz) e António de Sousa Dias (Músico/Compositor/Artista Multimédia)

Colaboradores-convidados: Elton Luiz Leite de Souza (Filósofo); José Augusto Rodrigues (Antropólogo); Salgado Maranhão (Poeta); Humbertho Oliveira (Psicólogo); João Carlos Ramos, Diego López, Juliana Manhães, Rita Serpa, Ana Paula Rosa (Bailarinos/Coreógrafos); Verônica Diaz, Elisabete Pinheiro (Atrizes); Diego López (Fotografia Artística)

Apoio/Residência Artística: O Espaço do Tempo (Portugal) e Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Anúncios

2 pensamentos sobre “ENSAIO ABERTO | Retraços: Entre Fados e Carnavais com Claudia Petrina (Brasil/Portugal)

  1. Ainda terá a oficina no dia 16/7? Estou muito interessada neste tema, mas não poderei ir neste fim de semana, já havia me programado para o próximo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s