OFICINAS LIVRES | Oficina Do chão ao voo, da palavra ao corpo com Carla Van den Bergen e Fernando Marques

A proposta da oficina é compartilhar a experiência do Grupo Z de Teatro, no que diz respeito ao processo criativo de seus trabalho em dança-teatro, com outros atores e bailarinos interessados na convergência dessas linguagens.

O workshop se dividirá em dois momentos. O primeiro deles destinado a compartilhar um pouco do treinamento corpora do grupo, principalmente no que este treinamento ganhou após o processo de investigação e montagem do Insone. Neste espetáculo, trabalhamos sobre um colchão, e nesta nova superfície, as relações de entrega e resistência dos corpos à gravidade ganharam novas qualidade e novas possibilidades. Se, por um lado, o colchão traz a Instabilidade de um chão que não é firme e afeta o equilíbrio e diminui as possibilidades de voo, por outro, torna as quedas muito mais destemidas. Se a resistência à gravidade exige mais esforço do que sobre o chão firme, diminuindo o alcance do voo, este ganha nova intenção, porque o pouso será outro.

O segundo momento toma o que foi desenvolvido como possibilidade expressiva até aqui para passar a um momento de criação. Para tanto, serão oferecidos aos participantes textos necessariamente verbais; literários, de jornais, roteiros de macroações, dramatúrgicos, etc. que deverão funcionar como ponto de partida para a construção de uma pequena cena. O termo cena está, aqui, utilizado em sentido genérico, podendo referir-se ao seu sentido mais tradicional ou a apenas uma sequência de movimentos. O importante é que haja a preocupação não de transpor o texto base exatamente como ele é para o corpo, mas tomá-lo como estímulo para a utilização criativa do que se trabalhou no primeiro momento – o que é comum nos processos de investigação e montagem do grupo.

sobre a ministrante:

Carla van den Bergen é coreógrafa, bailarina, atriz, diretora, produtora e iluminadora. Integra o Grupo Z de Teatro desde sua fundação, em 1996. Seus trabalhos mais recentes com o grupo são Pentagrama, Vizinhos e Insone, contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna e que circulou nacionalmente através do Palco Giratório. Com o Z, já montou Incessantemente –
também ganhador do Prêmio Klauss Vianna –; O Grande Circo Ínfimo; Dom Casmurro – ambos contemplados pelo Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro -; Quatro Intérpretes para Cinco Peças; Olhos de Ver; Commedia!, entre outros.Trabalhou também a convite de companhias tais como o Grupo Beta de Teatro, Grupo Quintal de Teatro, Companhia do Outro. Foi diretora e coreógrafa da Quorum Cia de Dança e do Balé da Ilha Cia de Dança. Foi professora da Escola de Teatro e Dança FAFI (Vitória, ES), onde ministrou disciplinas como interpretação, Corpo para Ator, Elementos Cênicos, entre outros. Foi professora do Curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Vila Velha e integrou o corpo docente da Faculdade de Música Maurício de Oliveira – FAMES (Vitória, ES) nas disciplinas de artes cênicas e expressão corporal.

ATIVIDADE GRATUITA

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de outubro de 2016.

INSCREVA-SE AQUI

Data: 18 e 19 de outubro, terça e quarta.

Ministrantes: Carla Van den Bergen e Fernando Marques

Horário: 14h às 18h

Público Alvo: Estudantes de teatro e dança e interessados em geral

Classificação etária: a partir de 16 anos

Vagas: 20

Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã)
Estação de Metrô Uruguai

LEIA COM ATENÇÃO

– Todas as oficinas do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro estão sujeitas a lotação de acordo com o número de vagas estabelecido.

– O email de confirmação da vaga será enviado até 48h após o encerramento das inscrições. O mesmo deve ser respondido confirmando a participação na oficina até a data proposta no email. Caso não haja confirmação de participação no prazo, automaticamente, a vaga será disponibilizada para um inscrito da lista de espera.

– Em caso de lotação, será enviado um email com o assunto “lista de espera”. Leia-o com atenção, pois constará no corpo do email uma data de previsão de chamada.

-Não esqueça de verificar a caixa de SPAM, pois o seu email de “confirmação de vaga” ou “lista de espera” pode ter sido direcionado para a mesma.

– Caso não receba nenhum email de “confirmação de vaga” ou de “lista de espera”, entre em contato conosco – 32380601 ou 32380357

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s