OFICINAS LIVRES | Projeto Momentos Rio – Intercâmbio com o coreógrafo Vinícius (BRA/ALE)

Sobre o Projeto Momentos Rio

O projeto de performance dança teatro Momentos foi idealizado pelo diretor artístico e coreógrafo Vinicius apresentado em pela primeira vez em 2011 nas cidades de Viena e de Innsbruck, ambas na Áustria. Momentos é um projeto de dança teatro onde a performance e todo o seu processo de acontecimentos estão em foco.

Os laboratórios de criação partem de estratégias de conhecimento da emoção como meio de gerar movimentos individuais e a transformação dos mesmos em dança. Este projeto tem como resultado uma série de peças de dança e cada uma delas lida com um certo momento da nossa sociedade no passado, no presente ou no futuro.

Este projeto de dança se concentra em três áreas:

1. colaboração interdisciplinar:

O projeto Momentos é caracterizado pela colaboração interdisciplinar com universidades, escolas de arte e outras instituições artísticas. Momentos oferece aos alunos ou artistas já formados uma plataforma livre de criação e experiência concreta com o teatro, a dança e com os artistas das outras áreas. A simbiose das parcerias nas áreas da cenografia, iluminação, foto, cinema, música, etc. possibilita a criação de uma produção de dança, na qual todos contribuem diretamente e autonomamente para o sucesso de produto final.

2. Dançarinos amadores e semi-profissionais: o núcleo deste projeto de dança-teatro é composto por toda e qualquer pessoa interessada na experiência com a dança e que querem experimentar o princípio da dança-teatro do Vinicius: Dance for every-body, ou seja, qualquer dançarino, indiferente de experiência na dança e tipo de corpo, é convidado ao mundo da expressão corporal. O potencial de cada participante do projeto é reconhecido individualmente e fortemente explorado.O ponto de partida é sempre os sentimentos, os quais são a base para o tema em discussão e as expressões que através dos sentimentos seguem. Com a orientação específica de Vinicius e o fornecimento de sua técnica em correlação com o tema da dança o corpo é preparado emocionalmente e ao mesmo tempo estimulado para a criação de movimentos autênticos. Isso resulta em sequências de movimentos que são ensaiadas para uma coreografia fixa. Com esta base, os participantes do projeto experienciam o desenvolvimento passo a passo de um espetáculo de dança teatro

3. Tempo de produção: as amostras de dança do projeto Momentos Wien são marcadas pela rapidez no processo de criação, producao e apresentação. O intuito é aprender em curto espaço de tempo adquirir o máximo no profissionalismo, deixando claro a sua característica.

Histórico do Projeto

Devido ao grande sucesso do conceito deste projeto de dança, Vinicius apresentou Momentos Innsbruck pela primeira vez no verão de 2013 e Momentos Rio de Janeiro no verão de 2015. Momentos Viena (Wien) comemora em junho de 2017 o jubileu da décima produção. Já a dois anos Momentos Viena vem sendo apoiado na publicidade pela Embaixada do Brasil em Viena, e a nona edição do Momentos Wien foi financiada pela Embaixada da Alemanha em Viena. Em 2017 a segunda edição (julho) do Momentos Rio e o nascimento do Momentos Curitiba (agosto) serão apoiados pela Embaixada da Áustria em Brasília.

Informação sobre Momentos em outras cidades

http://www.facebook.com/momentos.wienwww.facebook.com/momentos.innsbruckw
ww.facebook.com/momentos.curitiba

A segunda edição do projeto Momentos Rio de Janeiro trará ainda mais novidades, assim como a cooperação com o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, como o primeiro palco de apresentação. Desta vez teremos novas e enriquecedoras parcerias, tais como: a Escola de Imagem, Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação, Academia Internacional de Filme, Escola de Cinema Darcy Ribeiro e a Escola de Música Villa-Lobos.
Esta segunda edição tem o título:  PerspectivasA peça de dança Perspectivas vai incluir três áreas de investigação

Sobre o autor do projeto

Vinicius (Brasil / Alemanha / Áustria): Dançarino, professor de dança e coreógrafo, formado pelo Instituto Alemão para a Educação Pedagógica de Dança/Berlim com Mestrado de arte em Coreografia pela Middlesex University London.Realiza oficinas de dança internacionais (Samba e Dança de improvisação teatral), assim como diretor artístico do projeto Momentos Viena, Innsbruck, Rio de Janeiro e Curitiba.Co-fundador do Fantast Artist Institute –treinamento e workshops para cantores em performance de palco e co-autor do livro Performance Vocal Coach.Leciona na Universidades de Música de Münster (Alemanha) performance para o palco, e dança nas universidades de Viena, Innsbruck e Salzburgo(Áustria). Escreve poemas e os transforma em filme (eu vivo sonhos – momentos poéticos, 2012) ou em forma de CD: Starting a new day, 2015.Desenvolve trabalhos na Alemanha, Áustria, Inglaterra, França, Islândia, Letónia, Eslovénia, Eslováquia, Ucrânia, etc.

http://www.vinicius.dewww.fantastartist.dewww.facebook.com/vinicius.de

ATIVIDADE GRATUITA

As inscrições para participar do projeto podem ser realizadas até o dia 04 de julho de 2017.

INSCREVA-SE AQUI

O Período de realização do projeto seguirá o seguinte cronograma:

OFICINA/PROCESSO DE CRIAÇÃO

De 18 a 22 de julho de 2017, todos os dias, de 16h ás 21:30 – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
De 25 a 29 de julho de 2017, dias, horários e local a combinar durante a primeira semana.

Datas de apresentação do processo:

Dia 30 de julho ás 16h no Museu de Arte Moderna – MAM-RJ
Dia 01 de agosto – Montagem do espetáculo – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Dia 02 de agosto ás 20h – Apresentação do processo – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

OBS.: É necessário que o participante tenha disponibilidade de comparecer em todos os dias da oficina e tenha interesse de participar nas duas apresentações finais.

Público alvo: interessados em geral

Classificação etária: a partir de 18 anos

Vagas: 20

Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã)
Estação de Metrô Uruguai

LEIA COM ATENÇÃO – REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

DA CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO:

– Haverá uma seleção prévia feita pelo coreógrafo através da análise do currículo resumido (máximo 800 caracteres). Lembrando que o público alvo é tanto interessados em geral como estudantes e profissionais da área de dança. A diversidade de corpos e experiências é a riqueza do projeto.

– Em até 48h após o término da inscrição será enviado um email confirmando a vaga. Sujeito a lotação.

– Por favor, verifique se terá disponibilidade de realizar o projeto integralmente, pois há uma agenda de apresentação do processo junto ao MAM e ao Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s