Quando somos guiados pelo fluxo rítmico-orgânico do corpo-voz, que outros ‘modos de ser’ são acionados? E qual a potência criativa desse processo?
Quando o corpo está nesse fluxo orgânico, parece que não mais ‘eu’ faço alguma coisa, mas algo ‘se faz’ do encontro com o Outro. Da relação com o Outro (o espaço, uma outra pessoa, o imaginário), ‘aqui e agora’, em situação não cotidiana, abre-se a possibilidade do ator-bailarino viver verdadeiramente uma vida em cena. Não representar, mas viver uma vida.
Partindo dessas inquietações, a oficina se propõe a trabalhar aspectos técnicos do ofício do ator-bailarino através de exercícios baseados no treinamento corporal do polonês Jerzy Grotowski e na técnica vocal elaborada por Zygmunt Molik, co-fundadores do Teatro Laboratório. Serão propostos exercícios que têm por objetivo:
– implicação continua do corpo e do imaginário em cada movimento;
– apoios orgânicos como motores dos movimentos;
– tornar expressivamente independente cada parte do corpo através de exercícios plásticos de fragmentação do corpo;
– enraizamento do corpo no chão através da bacia;
– fluidez orgânica do movimento;
– improvisação a partir de movimentos impostos e apropriação deles;
– exploração da articulação movimento-respiração;
– redução do intervalo entre impulso interno e reação externa;
– possibilidade de « pensar » com o corpo para improvisar
sobre o ministrante:
Gustavo Antunes é assistente de Alain Alberganti e estuda teatro físico com ele desde 2014. Trabalhou com Alain na criação da performance “A Morte Necessária em Pleno Dia”, baseada no romance “Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres” de Clarice Lispector. Além disso, participou de diversas oficinas de teatro/dança, tais como: workshop de “Voz e Corpo” em Paris com Jorge Parente, discípulo direto de Zygmunt Molik; oficina “Palavra como Corpo Coreográfico” com Lucia Russo; e oficina “Faíscas” com Eduardo Landim, do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards.
ATIVIDADE GRATUITA
As inscrições podem ser realizadas até o dia 06 de outubro de 2017
Data: 10 de outubro de 2017, terça-feira
Horário: 19h ás 21h
Ministrante: Gustavo Antunes
Público alvo: estudantes e profissionais da área de artes cênicas
Classificação etária: 16 anos
Vagas: 20
Foto: Júlia Medina
Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã)
Estação de Metrô Uruguai
LEIA COM ATENÇÃO – REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
DA CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO:
– Todas as oficinas do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro estão sujeitas a lotação de acordo com o número de vagas estabelecido.
– O email de confirmação da vaga será enviado até 48h após o encerramento das inscrições. O mesmo deve ser respondido confirmando a participação na oficina até a data proposta no email. Caso não haja confirmação de participação no prazo, automaticamente, a vaga será disponibilizada para um inscrito da lista de espera.
– Em caso de lotação, será enviado um email com o assunto “lista de espera”. Leia-o com atenção, pois constará no corpo do email uma data de previsão de chamada
-Não esqueça de verificar a caixa de SPAM, pois o seu email de “confirmação de vaga” ou “lista de espera” pode ter sido direcionado para a mesma.
– Caso não receba nenhum email de “confirmação de vaga” ou de “lista de espera”, entre em contato conosco – 32380601 ou 32380357
– Só será permitida a entrada até 10 minutos após o início da oficina.
DO ENCAIXE EM OFICINAS:
– Só será realizado encaixe no dia da oficina, 10 minutos após o início da oficina, caso haja faltosos e por ordem de chegada até a lotação máxima da oficina.
– Somente será realizado encaixe de oficinas livres. As oficinas de aperfeiçoamento profissional não terão possibilidade de encaixe no dia.