Rio Maracanã Vivo em Dança e Música 

Cortejo Artístico que tem a ÁGUA como tema principal. Busca trabalhar a memória afetiva da população acerca do Rio Maracanã através de uma pesquisa pautada no percurso do rio, desde sua nascente até o trecho situado entre o Centro ;da Música Carioca e o Centro Coreográfico do Rio, culminando na inauguração de painéis informativos sobre o processo, dentro de cada Centro Cultural. O projeto conta com atividades de mobilização de público que antecedem a realização do cortejo através palestras, oficinas e ensaios. A intervenção é iniciada no Centro da Música Carioca, na da Avenida Maracanã com a Rua Garibaldi, passa pela Praça Xavier de Brito e se desloca até a Rua José Higino, no Centro Coreográfico.

Tem como valores potencializar a arte como canal de comunicação e articulação para a discussão sobre sustentabilidade e meio ambiente. Ampliar a conscientização ambiental e o conhecimento acerca deste importante rio tijucano, fomentando processos formativos dentro dos Centros Culturais trazendo alunos da rede pública municipal, seus professores e familiares. Visitar projetos socioculturais de comunidades do entorno sensibilizando esses importantes agentes para o projeto.

Linguagem: Dança e Música 

Público-alvo: Comunidade escolar das Escolas Municipais Soares Pereira e Laudimia Trota, além dos artistas residentes de música e dança e o público frequentador dos equipamentos culturais participantes. Ambas escolas estão a menos de 1 km de distância dos respectivos Centros Culturais, colaboram com a articulação territorial fomentando novas referências sobre o Rio Maracanã nos mais jovens (08 a 14 anos) e também nos artistas residentes dos espaços culturais.

Ficha técnica:

Gestores responsáveis: Rubens Kurin e Diego Dantas

Coletivo de música: Camerata Laranjeiras e Bateria do Instituto TIM

Coletivo de dança: Coletivo Objetos em Redes

Consultoria e palestra: Lili Rose

Cronograma: 

13/09 – 10h Rio Maracanã: Alto da Boa Vista, Usina, Muda, Tijuca, Maracanã, Praça da Bandeira  | Palestra de formação  com a historiadora  Lili Rose 

Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos: a água. Além disso, têm grande importância cultural, social e econômica numa cidade ou bairro. 

A palestra Rio Maracanã vai destacar, da nascente à foz, a história, natureza, ocupação humana e lugares pitorescos que margeiam o rio mais importante na Grande Tijuca.

15/09 – 10h – Oficina de Música – A Som da Água

Público-alvo: estudantes da Escola Municipal Soares Pereira

Resumo: Atividade que visa a criação de uma trilha para o momento da inauguração dos painéis a serem instalados no Centro Coreográfico e Centro da Música. Esta oficina de composição terá como tema o Rio Maracanã e a importância da água. Será ministrada pelo músico Henrique Machado que é formado em composição pela UNIRIO e desenvolve vários trabalhos de musicalização como na Escola de Música da Rocinha e Afroreggae. 

15/09 – 10h Rio Maracanã: Alto da Boa Vista, Usina, Muda, Tijuca, Maracanã, Praça da Bandeira  | Palestra de formação  com a historiadora  Lili Rose 

Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos: a água. Além disso, têm grande importância cultural, social e econômica numa cidade ou bairro. 

A palestra Rio Maracanã vai destacar, da nascente à foz, a história, natureza, ocupação humana e lugares pitorescos que margeiam o rio mais importante na Grande Tijuca.

Ensaio aberto Mask – Coletivo Muanes: Formado por artistas, bailarinas e músicos, o Coletivo Muanes aposta na multilinguagem como forma de conceber a arte dançada. Tem como base estética da cena a cultura afro ameríndia brasileira, tradição de origem e legado para nossos descendentes. 

16/09 – 13h Oficina de dança cortejo com o Coletivo Objetos em Redes.

Resumo: Uma pergunta ou uma resposta artística às questões ambientais?

A festa do Restar, metade humanos, metade resíduos, criaturas de resíduos circulam seus corpos pela cidade (do Centro da Música Artur da Távola ao CCO RJ) em um grito manifesto, emitem som fazendo música, cantando o que resta. 

(Os resíduos da cidade resolveram falar que já estão dentro do mundo, que fazem parte dele.) É ótimo, mas não sei se precisa. 

Como um rodamoinho eles passam pela rua realizando seu cortejo. 

Deixa ele passar, vai te contagiar com o que restar, você também pode seguir e emitir o grito, dançar a dança dos resíduos. 

Esse é o convite do Coletivo Objetos em Redes.

Traga seu resíduo e venha para oficina no dia 16-9 às 14h se preparar conosco para a Performance Cortejo que acontecerá no dia 24-9 às 10h.

20/09 – 16h Ensaio Geral no Centro Coreográfico. 

24/09 – 10h as 12h Cortejo (culminância) – RESTAR | Coletivo Objetos em Redes e Convidados

Público-alvo: 

Com a temática da preservação ambiental, o cortejo de dança e música conduzido pelo Coletivo Objetos em Rede visa provocar um debate público e atrair atenção para a questão urgente das mudanças climáticas e do impacto dos resíduos plásticos neste contexto. O Coletivo é um braço da Os Dois Companhia de Dança, formada pelo performer e artista visual Hilton Berredo e a bailarina e coreógrafa Giselda Fernandes, que assinam respectivamente a Colaboração Artística/Espaço Cênico e Direção Geral/Direção de Movimento da performance RESTAR.

24/09 – (a definir) Inauguração painél Centro Coreográfico

Serviço

Data:  13, 14, 15, 16 e 24 de setembro

Horário:

Classificação: Livre 

Duração:

Informações: –

Parceria: Escolas Municipais Laudimia Trota e Soares Brito, Coletivo Objetos em Redes, Coletivo Muanes, 

Programação presencial

Valor do Ingresso: Gratuito

Público esperado: 300

Local de venda:

O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.  

(  ) SIM (x ) NÃO

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s