Midiateca em Movimento: Conversas com o Acervo

A ação pretende dar maior visibilidade à multiplicidade do acervo que compõe o setor da Midiateca, assim como criar estratégias para compartilhá-lo e divulgá-lo mais amplamente com o público visitante do CCo. O acervo impresso composto de livros está organizado dentro das temáticas de história da dança, dança-educação, biografias, políticas culturais, processos criativos, produção e técnica, teses e dissertações, teatro, música, história do Rio, variados, entre outros. Além de material que registra a história do Centro Coreográfico, reunindo fotografias, documentos de gestões e CDs com clipping da memória artística do espaço. O setor acolhe também a memória do Festival Panorama de Dança e do CDPD/RJ (Centro de Documentação e Pesquisa em Dança do Rio de Janeiro).Tendo a perspectiva de olhar e tratar o Acervo da Midiateca do Centro Coreográfico enquanto memória viva do movimento, abriremos essa “conversa” compartilhando um recorte do material que contempla a memória-corpo do CDPD/RJ, com os convidados Flávia Tápias e Thales Ferreira.

Flávia Tápias é coreógrafa, bailarina, diretora de movimento e professora de dança contemporânea formada pela Faculdade Angel Vianna no Brasil. É diretora artística do Festival Tápias e diretora e curadora dos festivais internacionais de dança contemporânea “Dança em Trânsito” e “Correios em Movimento”, realizados no Brasil e na França. Atua como professora de técnica de dança contemporânea e composição coreográfica em diversos festivais e espetáculos internacionais. Nos últimos anos se apresentou em Portugal, França, Itália, Bélgica, República Checa, EUA e Coreia do Sul.

Thales Ferreira é videoartista, ator, dançarino, pesquisador e produtor. Investiga as hibridizações de linguagens a partir da interface do corpo na tela, entre a dança, o cinema e as artes visuais. É mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), formado em Cinema e Audiovisual pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e esteve em mobilidade acadêmica cursando Teatro na ESAP (Escola Superior Artística do Porto, Portugal). Além de desenvolver trabalhos solo independentes, atualmente é bailarino e diretor audiovisual da Canoa Cia. de Dança (Rio de Janeiro) e colaborador audiovisual do Espaço Tápias e do Festival Internacional Dança em Trânsito.

Ficha Técnica:

Organização/Mediação: Cláudia Petrina
Convidados: Flávia Tápias e Thales Ferreira
Colaboração: Aprendizes Culturais

A Midiateca – Setor de Acervo, memória e Pesquisa do CCo – pretende ser um espaço de pesquisa, criação, reflexão e difusão da Dança em toda a sua diversidade na cidade, em diálogos transversais constantes com artistas, residentes, pesquisadores, professores, alunos, enfim, com todos que tenham interesse na arte do movimento. Percebemos o espaço de interseção da Midiateca como algo vivo, pulsante, dinâmico, em construção constante com os diversos corpos da cidade. Com essa perspectiva, a Midiateca tem implementado várias ações desde 2020, entre elas: Artistas Residentes em Foco – 2 edições (vídeos de 1min com depoimentos de 6 artistas-residentes do CCo sobre a dança e a nova realidade pandêmica); Escritas do Corpo ( 7 edições):A ação teve como objetivo incentivar a criação e o compartilhar de uma memória digital de saberes em diálogo na área do Corpo-Movimento-Dança e de seus atravessamentos interdisciplinares; Painel Dança Educação (3 edições em vídeo): A proposta incentiva a construção, o registro e a divulgação de uma memória sobre ações de Dança-Educação na cidade do Rio de Janeiro nos últimos anos, que vêm potencializando transformações no cotidiano escolar e extra-escolar de alunos e professores; Conversas Transdisciplinares (10 encontros onlines da Dança com: a Poesia, a Cultura, a Educação, o Feminino e o Sagrado): propõe um território de atravessamentos e partilhas, onde a Dança dialoga com diferentes áreas colocando-se em perspectiva; O Corpo Conta e Dança: conversas com residentes (4 rodas de conversa + performance): propõe uma experiência sensorial e lúdica de contar-encarnar-partilhar histórias/processos de criação e seus afetos através do movimento, do corpo e da dança, ressignificando o momento presente.

Data:  29/09
Horário: 17h30min
Classificação: 12 anos
Duração: 60 minutos 

Programação presencial

Valor do Ingresso: Gratuito

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s