VII Seminário Instâncias da Dança Educação Carioca: “Quando a Dança encontra outras linguagens na escola”

O Seminário Instâncias da Dança-Educação Carioca traz anualmente desde 2016 a proposta de fomentar as discussões sobre este campo no Rio de Janeiro. A partir de temas geradores, relatos de experiências, perspectivas e propostas de educadores em dança em diferentes sistemas de ensino em uma parceria do Curso Técnico em Dança da Rede FAETEC e da Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch com o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. 

Esta edição traz o tema “Quando a Dança encontra outras linguagens na escola”, esse pensar pretende enaltecer o valor do entrelaçamento de propostas artísticas visando a formação do aluno.  Traz experiências em que o professor de dança sai da sua bolha e tinge as suas propostas com as diferentes linguagens oferecidas na escola, como literatura, história, artes plásticas, música, teatro, entre outras, ou ainda expande suas conexões com propostas oriundas dos conteúdos da educação básica de uma maneira geral. Quais os maiores impasses dessas pontes? Como construir estratégias coletivas respeitando a expertise de cada componente da equipe e valorizando o trabalho de cada professor com equidade? Essas serão a princípio as indagações deste seminário, ele é aberto a professores, licenciandos e alunos de Dança, Pedagogia e Educação Física 

O evento conta com uma performance de abertura da Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch, a Palestra será com, a artista-educadora da Bahia, Gisela Tapioca, a mesa terá falas de três professores convidados, a tarde são oferecidas duas oficinas simultaneamente e por fim uma roda de conversas. 

Linguagem: Dança

Público alvo: Professores de Dança e Educação Física da Rede Pública de ensino, estudantes de Dança

Ficha Técnica: 

Direção Artístico Pedagógica: Rosane Campello 

Palestrante: Gisela Tapioca 

Operador de som: Daniel Rokko 

Operador de Luz: Gustavo Maranhão

Intérpretes Criadores: Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch 

Coordenação de Produção: Daisy Yara 

  Produção: Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch 

  Assistentes de Produção: Alunos do terceiro ano (2022) do Curso Técnico em Dança 

  Realização: A4 Produções Artísticas e Centro Carioca de Pesquisa em Dança Educação 

Histórico da cia:

A Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch, Companhia de Dança Teatro e Dança Contemporânea, com a direção artística de Rosane Campello, está completando 23 anos de história, a Cia é oriunda da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, da rede FAETEC, da Zona Norte do Rio de Janeiro. Por seis anos fez residência artística no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e atualmente realiza suas atividades em sede própria, no Centro Carioca de Pesquisa de Dança Educação, localizado no Centro do Rio de Janeiro. O trabalho artístico da Companhia deu origem ao primeiro Curso Técnico em Dança da rede pública de ensino do Brasil e da América Latina com matriz curricular integrada, e que existe há onze anos.

Paralelamente ao seu trabalho artístico, a Companhia desenvolve projetos de cunho artístico-pedagógicos como o Seminário das Instâncias da Dança Educação Carioca, que ocorre anualmente há seis anos, aproximando professores e estudantes da dança de diversos locais através de trocas em palestras, performances e oficinas, e também constantemente oferece cursos de aprimoramento, oficinas e grupos de pesquisa no Centro Carioca de Pesquisa em Dança Educação.

Nessas duas décadas a companhia realizou quatorze espetáculos, são eles: Nós (2000), Nós II (2001), Ele por Nós (2002), Não Quebra Nós (2004), Atos Reflexos (2006), Caixa de Afetos (2007/2008), Presente (2009), Enquanto Escrevo (2010/2011), Fuga (2012) este espetáculo foi contemplado pelo Fundo de Apoio à Dança de 2011, Abayomi (2014/2015) teve circulação em turnê no México pelo Festival Patricia Aulestia, nas cidades de Matehuala, San Luis Potosí e Cidade do México, Ah, saudade… (2016), Tim Tim! (2017/2018) espetáculo convidado para a abertura do Festival Dançar por Dançar, Brasil com Z (2019/2020) este espetáculo foi convidado para realizar a sua pré-estreia no Museu do samba e também para apresentar na Jornada de Dança da Bahia, e Em Nós (2021/2022) realizado de forma online e também adaptado e apresentado presencialmente a convite do evento Casa Paris 2024 na Casa de Cultura Laura Alvim e como grupo selecionado para apresentar na Mostra INVEX – Invente Experimente na Jornada de Dança da Bahia. Todas as montagens circularam por significativos espaços culturais da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro.

Cronograma:

Dia 28/09

  • 18h:  Arrumação 

Dia 29

  •  9h: Chegada, acolhida e coffee break 
  • 9h30: Performance Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch 
  • 9h40: Palestra (Gisela Tapioca)- Teatro
  • 10h45: Relatos de experiência de três professores convidados
  • 11h30 a 12h30: Debate 
  • 12h30 às 13h50: Almoço 
  • 14h às 16h: Oficinas (Loft e Studio ou Teatro)
  • 16h15 às 17h15: Roda de Avaliação 
  • 17h15 às 17h30: Arrumação

Serviço

Data:  29/09

Horário: De 9h a 17h30 

Classificação: Livre

Duração: 8h30min

Informações: O Coffee break montado no dia 28/09 às 18h; Utilização do apto do CCO para uma pessoa.

Parceria: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Curso Técnico em Dança da Rede FAETEC, Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch e Centro Carioca de Pesquisa em Dança Educação

Programação presencial

Valor do Ingresso: Gratuito

Público esperado: Até 100 pessoas

Local de venda/inscrição: Formulário do Google

O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.  

(  ) SIM (X ) NÃO

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s