Um mero deleite | Nalini Cia de Dança (Goiás)

O espetáculo  usa  como plano de fundo o Mito do Andrógino, extraído do livro” O Banquete” do filósofo grego Platão, para então chegar ao questionamento sobre a nossa busca inquietante pelo amor.

É da natureza do ser humano buscar em outro algo que está faltando para se sentir preenchido, projetando em outra pessoa a necessidade de se completar. E é sobre essa característica humana que o Mito do Andrógino trata: Seres completos e quase perfeitos, que foram partidos ao meio pelos deuses e, se sentindo mutilados, vagam por toda a vida em busca da sua outra metade.

Mas realmente precisamos de outra pessoa para nos sentir felizes e completos? O amor romântico é a solução de nossa inquietude? É amando e sendo amado por outra pessoa que chegaremos à plenitude de nós mesmos? Esses são alguns questionamentos levantados pelo espetáculo. Para nós, o amor é muito maior e vai muito além da necessidade de se fundir a outro. Só nos sentiremos realmente plenos, quando encontrarmos o que precisamos dentro de nós. E assim amaremos de verdade, na sua real forma. E nos tornaremos seres auto satisfeitos  e completos.

 E é através dos encontros transitórios e meros deleites, que o espetáculo tenta construir o real significado de se sentir pleno.

Linguagem: Dança

Público alvo: Público em geral acima dos 14 anos

Ficha Técnica:

 Direção Geral e Coreografia: Valeska Vaishnavi(Valeska Gonçalves)

 Assistente de Direção e Produção: Dhyan Gandha(Junior Leite)

 Intérpretes Criadores: Dhyan Gandha , Gabriela Neri,Inaê Silva, Isabel Mamede e  Roh  Witcth 

 Trilha Sonora Original: Erick Galdino

 Desenho de Luz e Figurino: Dhyan Gandha e Valeska Vaishnavi

 Produção Executiva: Marcilene Dornelas

Histórico da cia: 

Histórico resumido Nalini Cia de Dança 

Fundada por Valeska Vaishnavi , a Nalini Iniciou suas atividades em 2016,  com a criação dos espetáculos”Anarthas” e “Um mero deleite”,  participando da programação dos eventos: Festival Internacional Goiânia  em Cena 2016 e 2018, Mostra de espetáculos do Festival do Triângulo em  Uberlândia (MG)2016 e 2018, Mostra SESI de Dança GO, Teatro SESC  Centro GO, 27º Festival de Inverno de Garanhuns em Pernambuco,  MARTE ‐ Mostra de Artes Teatrais Integradas em João Pessoa , Festival  Internacional Cena Cumplicidades em Recife, FUGA UFG ,Mostra Aldeia  SESC de Arte 2018 ( realizando intercâmbio com o Palco Giratório do  SESC).  

TITIKSHA teve sua estreia em outubro de 2019 em Recife (PE), no Festival  Internacional Cena Cumplicidades. No mesmo mês, o solo se apresentou  no IX Festival de Monólogos em Fortaleza (CE),onde recebeu o Prêmio de  Melhor Espetáculo do Festival. Em 2020 fez parte da programação do  

SESC Ipiranga (SP) .Foi selecionado para o V Festival Sergipano de Artes  Cênicas (SE) e pauta do Sesc Sorocaba-SP ( esses dois últimos eventos  foram adiados devido à pandemia). Ainda em 2020 participou da  programação do Festival internacional XI Mova-se(AM) , 9° Festival de  Artes Cênicas de Bauru-FACE (SP) , BCA- Brasil Cena Aberta Ato(SP) e Sexta  que Dança Intercambiando(AM).Em 2021 foi selecionado no Edital do  Terça no Teatro do SESI GO e Convite à Dança de Maringá(PR) onde foi  apresentado ao vivo no canal do You Tube dos eventos. Ainda em 2021  integrou a programação do Festival Velha Joana em Mato Grosso e 32°  Inverno Cultural UFSJ (MG) . Contemplado no Edital Cultural Qualicult  2021 da Qualicorp e Edital Claque do SESC GO . Apresentado na noite de  abertura da XV Semana Maranhense de Dança(MA).  

Duo Nega Lilu 

Em 2011, Valeska Vaishnavi criou o espetáculo “Nega Lilu” . O trabalho foi  contemplado pela Lei Municipal de Apoio a Cultura para sua montagem e  também pelo Fundo Estadual de Cultura para sua circulação estadual.  “Nega Lilu” foi apresentado dentro da programação dos Festivais de  Dança do Espírito Santo , Goiânia em Cena , Nova Dança de Brasília, Elas 

por Elas e Paralelo 16 . O Projeto de remontagem de Nega Lilu foi  contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia,  realizando sua estreia virtual em março de 2021 com a presença da  cantora Nila Branco interpretando toda a trilha sonora ao vivo. 

Natural do Rio de janeiro ,Valeska Vaishnavi possui graduação em  Licenciatura em Dança pela UniverCidade (Faculdade da Cidade- RJ ).  Fez parte dos grupos: Cia de Dança Boca de Cena, Cia de Dança Novos  Talentos (Laso), Ballet Flamenco Victoria Nunez e Cia de Dança Dani Lima.  Participou de projetos como bailarina no RJ com os coreógrafos Carlota  Portela, Paulo Mantuano, Andrea Maciel e Ana Vitória.  

Integrou o elenco de bailarinos da Quasar Cia de Dança(GO) de 2002 à  2019. Participando de turnês por todo Brasil e ainda: Portugal, França,  Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Suécia, Áustria, Dinamarca, Espanha,  Bélgica, USA, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Chile, Uruguai, Guiana  Francesa, México, Panamá, Namíbia, China, Tailândia e Vietnã. Fez parte  de 10 montagens e atuou em 15 espetáculos da Cia. 

Premiada como Melhor Coreógrafa no Festival Internacional de Dança de  Goiás 2018. Indicada como Melhor Bailarina pelo Prêmio Cesgranrio de  Dança 2019. 

Serviço

Data: 8 e 9  de outubro 2022

Horário: 19h 

Classificação: 14  anos

Duração: 55 minutos

Informações: Será realizado um bate papo com o público após cada apresentação. Também será realizada, de forma gratuita, uma oficina de 2 horas de duração. Podendo ser na parte da manhã ou à tarde do dia 9/10.

Parceria:  Projeto contemplado pelo Fundo de Arte  e Cultura do Estado de Goiás – Edital de Fomento à Dança 16/2017

Programação presencial

Valor do Ingresso:   Gratuito (o público será convidado a levar, de forma voluntária, um livro para ser doado posteriormente)

Local de venda: 

O evento faz parte de algum programa de fomento da SMC ou utiliza a Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS Rio de Janeiro – LEI Nº 5.553/13)? Em caso afirmativo informe o nome do programa de fomento.  

(  ) SIM (x) NÃO

Publicidade

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s