EDUCATIVO

O Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (CCO/RJ) desenvolve o Projeto Educativo a partir de setembro do ano de 2017 buscando a implantação de ações que articulem a produção artística, cultural e educativa na área da dança, a promoção da integração entre as instituições educacionais e culturais e a adoção de Estratégias de Formação de Público.

 

Escolas e instituições próximas ao Centro tem a oportunidade de trazer seus alunos e alunas com e sem deficiência para assistir às programações de Oficinas e Ensaios Abertos – ensaios dos espetáculos de dança realizados por artistas residentes na casa, cariocas, nacionais e internacionais. O Projeto também conta com visitação à Midiateca (Setor de pesquisa e memória da Dança no espaço) para um momento educativo de Dança, em que os alunos poderão conhecer e usufruir de livros, dvds e outros registros do Acervo do CCO e participar de uma conversa lúdica sobre o espetáculo a ser assistido e os artistas envolvidos.


A missão de contribuir com a fruição democrática dos espetáculos de dança, com a formação do público e com a mobilização da temática Dança no Ensino Público é o ponto de partida do projeto. Acreditamos que as reverberações desse encontro fortaleçam pensamentos e mobilizações da Dança na Educação.

 

Na sua fase de consolidação o projeto educativo foi alimentado por ensaios abertos das companhias residentes do Centro Coreográfico. Geralmente recebemos alunos com e sem deficiência de escolas públicas do entorno do Centro contando com o suporte dos professores e acompanhantes para poder viabilizar a inclusão da pessoa com deficiência no escopo das ações formação deste equipamento cultural público.

 

Roteiro de visitação

 

  1. Conhecendo o espaço: visita  ao Loft, Galeria, Studio 1 e 2.
  2. Conhecendo a midiateca: quando a programação trata de Ensaio Aberto são elaboradas atividades e experiências na Midiateca buscando conectar o acervo do Centro, o corpo criativo dos estudantes e a obra a ser assistida.
  3. Conversa com o artista pré/pós oficina/espetáculo.

Temas são sugestionados aos artistas anteriormente:

Histórico da cia (o que ela faz? O que pesquisa? Que tipo de dança é? Quem são os artistas envolvidos? Quanto tempo ensaiam? Como é o cotidiano de ensaio?)  Qual o tema do espetáculo? Como foi criado? Quais foram as inspirações? Quais técnicas foram usadas?

 

Para mais informações e agendamentos: centrocoreografico.cultura@gmail.com

Anúncios