Programa Especial de Residência Criadorxs Negrxs na Dança – CCo/Iberescena

criadores2.jpg

Premiado pelo Fundo Iberescena com o projeto Especial de Residência Artística para Criadores em Dança Negra Contemporânea, o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro abre as portas em julho para 20 artistas nacionais e internacionais. Durante 29 dias, eles passarão por processos de mentoria para criação coreográfica e cênica com mestres das danças negras e farão capacitações com representantes de instituições renomadas em pesquisa, criação de figurino para dança, registro audiovisual e economia da cultura.

O projeto é uma parceria institucional inédita entre o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, Iberescena e a Funarte, através do Fundo de Ajuda às Artes Cênicas Ibero-Americanas, que pela primeira vez terá representações das danças negras de diferentes países ibero-americanos.

Serão quatro ciclos de mentoria ministrados pelos artistas do Coletivo Negraação, além de dois convidados renomados internacionalmente, Augusto Soledade e Serafin Aponte. Haverá ainda  capacitações em temas necessários para o desenvolvimento dos produtos culturais gerados no intercâmbio entre os artistas selecionados nas convocatórias públicas realizadas entre fevereiro e junho deste ano. As capacitações serão conduzidas por professores do Departamento de Arte Corporal da UFRJ e agentes da Associação Beneficente da Mulher Empreendedora – ONG As Charmosas.

Diante da grande procura e visando uma maior integração, estão abertas inscrições com vagas limitadas para as capacitações e duas oficinas com os mentores internacionais, que ocorrerão durante o Programa Especial de Residência Criadores Negros na Dança. Para mais informações e para efetuar a inscrição, ver links abaixo.

INSCRIÇÕES:

Oficina Dança de Afro-Fusão – Augusto Soledade

Oficina de Figurino Sustentável – Eliandra Fidelis

Oficina Regreso al Origen – Serafin Aponte

Grupo de Estudos do Centro Coreográfico / UFRJ – Dramaturgias e Decolonialismo