Oficinas Aos Sábados Danço

Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento

Andrea Chiesorin foto de Sol Ahumada.jpg
Foto: Sol Ahumada

Ampliar a atenção sobre as relações internas do corpo e o meio em que está inserido, favorecendo a expressão do indivíduo através da dança e do movimento. Lançar um novo olhar sobre a questão da deficiência na dança, onde as possibilidades e limites de cada participante e do ambiente sejam estímulos para a pesquisa de movimentos e fonte de criação. Contribuir através do fluir estético, que envolve a diferença, na percepção do outro, do seu entorno e da multiplicidade do indivíduo.
Conteúdo

A oficina tem como base a percepção do movimento, a dança contemporânea e o contato-improvisação, estimulando a observação, a pesquisa do movimento e a criação através de:
– Percepção e estímulo da pele;
– Observação do esqueleto; projeção dos ossos, suas relações com o sistema muscular e com o espaço;
– Das dobradiças, articulações;
– Apoios, pontos de contato, com o chão, matérias, como bolas, bambus e com o corpo do outro;
– Relação com o fluxo interno, externo, com o outro, com o espaço,
– Percursos e locomoções;
– Jogos corporais.

Sobre as ministrantes:

Andréa Chiesorin é bailarina formada pela Escola Angel Vianna, co-fundadora e intérprete-criadora da Pulsar Cia. de Dança, especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ/MINC e pós-graduanda em Políticas Públicas e Cultura de Direitos/NEPP-DH/UFRJ. Assessora de Direção da Faculdade Angel Vianna/Programa de Documentação e Extensão Ampliada, e Coordenadora Pedagógica da Escola Técnica Angel Vianna.

Maria Teresa Taquechel y Saiz é diretora da Pulsar Cia. de Dança, criada em 2000 no Rio de Janeiro, dedica-se à construção de obras coreográficas em dança contemporânea, refletindo em sua pesquisa a multiplicidade do indivíduo e possibilidades de produção artística entre corpos ímpares com resoluções próprias de movimento. Vem sendo considerada nos últimos anos uma referência nacional no trabalho com arte, dança e deficiência, contribuindo com novas perspectivas no olhar do indivíduo em relação a outros, através do fluir estético que envolve a diferença. Em 2004, teve a honra de receber, em nome da Cia., o prêmio Ordem do Mérito Cultural. É formada em Química, pela PUC-RJ, em Dança Contemporânea e Reabilitação Motora através da Consciência Corporal e da Dança, pela Escola Angel Vianna e pelo Curso de Formação Internacional do Método Feldenkrais – Conscientização Através do Movimento. Contratada pelo Hospital do Aparelho Motor Sarah, em Brasília – 1994, como professora de dança. Ministra, em diversas cidades brasileiras, oficinas e palestras sobre Dança Contemporânea e Consciência através do Movimento. Foi professora convidada do curso de Pós-graduação em didática da dança infanto-juvenil na UniverCidade – RJ; Atualmente, além de dirigir a Pulsar, é coordenadora da Pós-graduação “Corpo, Educação e Diferenças”, da Faculdade Angel Vianna e professora do curso de Recuperação Motora e Terapia através da Dança, da Escola Angel Vianna/RJ.

 

ATIVIDADE GRATUITA

 

Inscrições:

Oficina de Dança Contemporânea e Percepção do Movimento

 

As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de dezembro de 2019.

Data: 14 de dezembro
Horário: Sábado, de 10h às 12h30
Ministrante: Andréa Chiesorin e Maria Teresa Taquechel y Saiz
Público alvo: Aberto a todos os interessados, com ou sem deficiência,
a partir dos 14 anos
Classificação etária: 14 anos
Vagas: 30