Oficinas Aos Sábados Danço

Oficina Revivendo Nina com Rita Serpa

Esta oficina inclui uma breve explanação seguida de uma aula onde são demonstrados os principais movimentos do estilo: attitudes, caídas, joelho e contrações. Ao final os participantes irão criar e apresentar um ensaio coreográfico utilizando a técnica apreeendida.

sobre a ministrante:

Rita Serpa é Bailarina, maitre de Ballet e coreógrafa. Formação em dança clássica e dança moderna método Nina Verchinina.
Fundadora do Projeto Luar de Dança. Professora e coreógrafa da Cia Giro Ballet.

ATIVIDADE GRATUITA

As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 de setembro de 2017.

INSCREVA-SE AQUI

Data: 16 de setembro de 2017, sábado

Horário: 16h ás 18h

Ministrante: Rita Serpa

Público alvo: interessados em geral

Classificação etária: 16 anos

Vagas: 30

————–

 

Oficina Estudo dos gesto para composição cênica com Malcolm Matheus e Amanda Correa

A partir de uma observação das potências dos gestos na comunicação do indivíduo, o estudo busca o encontro dessa comunicação não verbal à construção do movimento consciente, num caminho de ressignificação do gesto dançado. Percepção do gesto que se constrói coletivamente como um código, ampliação da escuta coletiva e das possibilidades e diversidades das interferência externas e internas que o diálogo proporciona com o outro indivíduo ou consigo mesmo.

Com esse entendimento, construímos “novos” gestos para elaborar novas possibilidades de composição do movimento a partir desse “novo gesto dançado”.

sobre os ministrantes:

Malcolm Matheus é formado pelo Bacharelado em Dança da UFRJ, trabalhou como Bailarino em grandes Companhias de Dança como Balé da Cidade de São Paulo e Companhia Ballet da Cidade de Niterói. Atuou como intérprete criador no projeto da Bienal de Veneza com a direção de Ismael Ivo e com grandes nomes da dança nacional e internacional. Pesquisador em Dança Contemporânea.

 

Amanda Correa é bacharelanda em dança pela UFRJ. Formada pela Cia Étnica de Dança, onde é assistente de direção, intérprete criadora, preparadora corporal e ensaiadora sob a direção de Carmen Luz . Professora de Dança Contemporânea e Pesquisadora em Danças Modernas e Afro, com diálogos na contemporaneidade. Atua em projetos sócio educativos e comerciais, em grupos e companhias independentes, na composição de processos criativos e criação de conteúdos.

ATIVIDADE GRATUITA

As inscrições podem ser realizadas até o dia 27 de agosto de 2017

INSCREVA-SE AQUI

Data: 02 e 09 de setembro de 2017

Horário: 09:30 ás 11h

Ministrante: Malcolm Matheus e Amanda Correa

Público alvo: interessados em geral, profissional ou não de dança, com interesse em participar de uma pesquisa relacionada ao corpo em estado cênico.

Classificação etária: de 16 a 50 anos

Vagas: 10

Foto: Malcolm Matheus

——————-

Oficina de Dança Moderna com Andrea Raw

Andrea Raw ministra oficina de Dança Moderna com bases das Técnicas de Lester Horton, Martha Graham e Alfabetização Corporal.

sobre a ministrante:

Andrea Raw é formada na Martha Graham School de NY, além de Idealizadora, Produtora e Diretora Artística do Congresso Brasileiro de Dança Moderna.
Trabalha no ensino e difusão das técnicas de Dança Moderna no Brasil e no exterior, tendo atuado em países como EUA, Argentina, Hungria, Áustria e Itália.

ATIVIDADE GRATUITA

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de setembro de 2017

INSCREVA-SE AQUI

Data: Dias 30 de setembro, 07 e 14 de outubro de 2017, sábados

Horário: 11h ás 12:30

Ministrante: Andrea Raw

Público alvo: estudantes e profissionais de dança

Classificação etária: 16 anos

Vagas: 30

Foto: Fernando Ferreira

—————

Oficina de Dinâmica Muscular com complemento em Balé Clássico com Giselda Fernandes

A Dinâmica Muscular é um método de trabalho corporal praticado no chão, elaborado pelo bailarino, coreógrafo, professor e pesquisador da dança Ceme Jambay. Sua prática se difundiu não apenas entre os profissionais e aspirantes a carreira profissional da dança, mas também para um público geral ao longo dos últimos 25 anos. Se apresenta como uma aula em três etapas distintas: movimentos iniciais para liberar a estrutura articular; movimentos de torção e de estiramento; movimentos encadeados e dinâmicos com foco na sustentação tônica e nos pés. Os exercícios são lentos, sendo realizados no chão. Inicialmente criado para bailarinos, hoje é um método que, em uma mesma aula, atende um público heterogêneo.

 

*Não é obrigatório o uso de sapatilhas de balé clássico (nem meia ponta, nem ponta), mas quem tiver sapatilhas de ponta, pode levar na atividade. Em alguns exercícios a sapatilha de ponta potencializa a ação muscular.

* Mesmo quem tiver sapatilha de ponta, deve trazer a sapatilha de meia ponta ou meias comuns para a realização de alguns exercícios.

*Quem não tiver nenhum tipo de sapatilha de balé, deve realizar a atividade com meias comuns para proteger o pé ao deslizar durante os exercícios (não é aconselhável fazer a atividade com os pés descalços)

sobre a ministrante:

Giselda Fernandes é bailarina, coreógrafa, produtora e professora. Graduada em Licenciatura Plena em Dança na Faculdade Angel Vianna (2004) e pós-graduada (latu senso) em ‘Estudos Avançados em Dança Contemporânea: Coreografia e Pesquisa’ na UniverCidade (2006). Instrutora de Chi Kung pela Inter-Tao. Após longa carreira como bailarina, passa a coreografar e a criar conceito e metodologia próprias, objeto-partner. Tem larga experiência como professora de Ballet Clássico e leciona Dinâmica Muscular, método do Professor Ceme Jambay de quem é aluna desde 1984. Desenvolve e aplica metodologia própria em oficinas de dança com objeto, com o conceito próprio criado, objeto-partner. Como produtora fundou Os Dois Cia de Dança e Os Dois Produções Artísticas LTDA (1992), onde produziu e dirigiu diversos espetáculos. Seu espetáculo solo Sobre Cisnes teve estréia em Fevereiro de 2016 no Sesc Copacabana. Com Sobre Cisnes participa de vários festivais e apresentações, incluindo Festival de Inverno Sesc Rio 2017.

ATIVIDADE GRATUITA

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de setembro de 2017

INSCREVA-SE AQUI

Data: Dias 30 de setembro, 07 e 14 de outubro de 2017, sábados

Horário: 09:30 ás 11h

Ministrante: Giselda Fernandes

Público alvo: interessados em geral

Classificação etária: 16 anos até 55 anos

Vagas: 30

—————-

Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Rua José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro (junto ao Hipermercado Extra da Avenida Maracanã)
Estação de Metrô Uruguai

LEIA COM ATENÇÃO – REGRAS DE PARTICIPAÇÃO

DA CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO:

– Todas as oficinas do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro estão sujeitas a lotação de acordo com o número de vagas estabelecido.

– O email de confirmação da vaga será enviado até 48h após o encerramento das inscrições. O mesmo deve ser respondido confirmando a participação na oficina até a data proposta no email. Caso não haja confirmação de participação no prazo, automaticamente, a vaga será disponibilizada para um inscrito da lista de espera.

– Em caso de lotação, será enviado um email com o assunto “lista de espera”. Leia-o com atenção, pois constará no corpo do email uma data de previsão de chamada

-Não esqueça de verificar a caixa de SPAM, pois o seu email de “confirmação de vaga” ou “lista de espera” pode ter sido direcionado para a mesma.

– Caso não receba nenhum email de “confirmação de vaga” ou de “lista de espera”, entre em contato conosco – 32380601 ou 32380357

– Só será permitida a entrada até 10 minutos após o início da oficina.

DO ENCAIXE EM OFICINAS:

– Só será realizado encaixe no dia da oficina, 10 minutos após o início da oficina, caso haja faltosos e por ordem de chegada até a lotação máxima da oficina.

 

Anúncios