I Mostra Geração Dança no Centro Coreográfico de 21 a 23 de fevereiro de 2014

A I Mostra Geração Dança surge no circuito cultural da cidade com o objetivo de reunir cias, grupos e artistas  referências em suas linguagens para um breve período de convivência, compartilhando uma curta temporada e estimulando o intercâmbio entre diferentes plateias de dança.

Idealizada pelo bailarino, coreógrafo e professor Diego Dantas, a I Mostra Geração Dança é uma ação de difusão e estímulo a experimentação artística por meio da relação entre públicos.

Nesta edição da mostra apresentam-se a Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch e alunos do curso Técnico em Dança da FAETEC, a bailarina Liana Vasconcelos e o Núcleo Desloc.Art.

Todos reunidos gerando dança de qualidade!

Programação I Mostra Geração Dança:

 Núcleo Desloc.Art apresenta:

 

“Incorpore – Relembrar, esquecer refazer” (15 min)

Solo criado e interpretado por Diego Dantas.

Nesta ocasião o trabalho propõe a (re) construção de uma memória individual, mas que pode ser coletiva, a partir de três exercícios do campo da sensibilidade: o gesto, a fala e a dança.

NÚCLEO DESLOC.ART – A partir da necessidade de nos voltarmos para o problema da função da arte e do artista no mundo, o Núcleo Desloc.Art desenvolve ações para conjugar criticamente nossas principais operações artísticas do corpo neste espaço-tempo de transformações cada vez mais abruptas e aceleradas. Desse modo, nossos motivos são gerar visibilidade para a prática da dança e estimular seu registro e critica histórica, refletir sobre o problema do corpo na geografia em que se move e criar registro para a manutenção da dança como forma de pensamento.

O Núcleo tem sua pesquisa artística motivada pela problemática/solucionática do deslocamento em nossa sociedade. Suas criações investem em soluções transdisciplinares para a questão do deslocamento. A primeira criação do núcleo “ações performativas” propõe um passeio por um espaço onde dança, vídeo, texto e performance buscam uma convivência criativa.

Liana Vasconcelos apresenta:

 “Solitária lembrança do Amor perdido” (5 min)

Coreógrafo: Victor Ciattei

Bailarina: Liana Vasconcelos

 “Des-encanto” (4 min)

Coreógrafo: Victor Ciattei

Bailarinos: Liana Vasconcelos e Diego Lima

 “Réquiem para dois” (3 min)

Coreografia: Priscilla Mota

Bailarinos: Liana Vasconcelos e Diego Lima

 LIANA VASCONCELOS – Bailarina formada pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro) e pela Royal Academy of Dance, de Londres. Conta em seu currículo com diversas premiações em concursos nacionais e internacionais. Ganhou, em 2009, o prêmio de melhor bailarina no Seminário de Dança de Brasília e foi agraciada com uma bolsa de estudos para o Conservatório de Dança de Viena.

Pertenceu à Cia. Jovem de Ballet do Rio de Janeiro (em 2010, sob direção de Mariza Estrella e Dalal Achcar), São Paulo Companhia de Dança (em 2011, sob direção de Inês Bogéa e Iracity Cardoso) e se apresenta como bailarina convidada em diversos festivais de dança no Brasil.

Paralelamente, está terminando sua graduação em Produção Cultural na Universidade Federal Fluminense (UFF).   Fez parte do elenco da novela “Gabriela”, da Rede Globo de televisão como bailarina/atriz, sob direção coreográfica de Regina Miranda.  É colunista de dança no Blog Radar da Produção e colaboradora da Revista de Dança online, escrevendo matérias sobre história, comportamento e novidades no mundo da dança.  Faz parte do Núcleo Artístico do Rio- Cidade Criativa de Regina Miranda.

Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch e alunos do curso Técnico em Dança da FAETEC apresentam:

 “Em cena” (30 min)

“essa cidade, desde a sua fundação, abrigou gente guerreira, de calor no coração e a veia esteira pra viver em comunhão com o belo, a beleza, a leveza na roupa, no abraço…revendo nossa história a gente pode fazer renascer a graça, a bossa, a fossa, o prazer de ser carioca”.

COMPANHIA DE ATORES BAILARINOS ADOLPHO BLOCH

A Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch é um Núcleo Educacional desenvolvido desde 21 de setembro de 1999.

Visando atender o aluno em sua complexidade, a referida companhia promoveu encontros socioculturais progressivos, conciliando formação e informação e conduzindo uma nova relação do aluno com seu entorno, educando-o para o devir (autonomia) e não para o dever (disciplina). Hoje, além de termos vários alunos licenciados e pós-graduados em Dança e Teatro, contamos com diversos profissionais atuando como atores, bailarinos e professores.

Esta companhia de dança, sediada na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, unidade pertencente à Rede FAETEC, deu origem ao primeiro Curso Técnico em Dança da rede pública de ensino do Brasil com Matriz Curricular Integrada.

Contemplada pelo prêmio FADA.

CURSO TÉCNICO EM DANÇA

“A dança é a nossa forma de respirar

e queremos que outras pessoas

tenham acesso a ela.”

Rosane Campello

O projeto do primeiro Curso Técnico em Dança com matriz curricular integrada do país foi apresentado e aprovado por Rosane Campello na Rede FAETEC de ensino. O curso, que tem três anos de duração, aponta como exigência para ingresso apenas a conclusão do nono ano do ensino fundamental e é o primeiro e único nesse modelo a ser oferecido na América Latina.

Disciplinas do ensino médio e técnico caminham juntas. A aula magna aconteceu no dia 29 de abril de 2011, ano em que as atividades do curso foram iniciadas.

Como componentes curriculares podemos citar técnica de dança, consciência corporal, danças folclóricas, vídeo-dança, fundamentos do teatro, dança contemporânea, prática de montagem, entre outros. As disciplinas do currículo se articulam a partir de um projeto anual que será transformado em espetáculo ao fim de cada etapa. Os alunos estudarão, por exemplo, o corpo a partir da biologia, da física, da química e da filosofia, integrando os conceitos de corpo/ movimento/cena a todos os componentes curriculares.É a Dança configurando-se como Ciência, Tecnologia e Inovação.

Release enviado por Diego Dantas

Dias 21, 22 e 23 fevereiro de 2014

Sexta e sábado às 20h

Domingo às 18h

Ingresso R$ 20 

Classificação etária: Livre

Local: Teatro Angel Vianna

Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

Rua José Higino, 115, Tijuca (Junto ao Hipermercado Extra)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s